quarta-feira, 17 de abril de 2019

É Páscoa!


“Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e nele exultemos!”

            A Páscoa é uma festa religiosa que tem suas origens bíblicas e sempre quer ser uma memória de fatos vitoriosos. Não podemos desligar a Páscoa da libertação da escravidão, da passagem para a liberdade, da busca da terra prometida.
            O Cristianismo é a celebração memorial atualizada. Recorda o passado, celebra (=atualiza) no presente para projetar o futuro. Um povo que não tem memória repete os erros da história, dizem os pensadores.
            A Páscoa só aconteceu para os hebreus porque eles conseguiram se organizar, com a liderança de Moisés, e fazer a passagem para uma nova proposta de vida e de organização, que culminou, quarenta anos depois, com a entrada num novo jeito de viver e se se organizar. Os hebreus tiveram que se libertar não só da escravidão, mas também da ideologia e da idolatria dos faraós. Quarenta anos foi o tempo necessário para saírem não só com os pés, mas também com a cabeça e o coração do Egito.
          A Páscoa de Jesus recorda e atualiza esta Páscoa, para tornar a humanidade nova, recriada, libertada de todas as escravidões e de todas as dominações.
          Para acontecer a Páscoa de Jesus, Ele teve que ser rejeitado, caluniado, torturado e morrer numa cruz, injustamente. Mas Ele quis assumir sua missão, sem rejeitá-la nem recusá-la. Ser obediente até a morte. Não fugir de seu projeto nem trair a causa do Pai. A cruz foi consequência de sua opção e a Páscoa foi a confirmação de que estava sim no caminho certo. Por isso, sua Ressurreição é vitória. E na sua vitória, vitória de todos os que seguem o seu projeto de vida para todos.
          É Páscoa sempre que assumimos o projeto de Jesus Cristo, com todas as suas consequências, com seus ônus e com seus bônus.
          É Páscoa quando não temos medo de assumir a cruz, que nos leve à luz, de assumir a dor, que nos leva ao Amor, de assumir a nossa fé até às últimas consequências.
          É Páscoa quando não traímos o projeto de um mundo melhor, com melhores políticas públicas para todos, a começar pelos mais pobres e rejeitados.
        É Páscoa quando se é capaz de construir uma nova sociedade baseada não na violência, na exclusão, no preconceito e na discriminação, na morte e no ódio.
         É Páscoa quando somos capazes de investir na vida, na fraternidade, na solidariedade e dizemos sim ao perdão, à reconciliação e à misericórdia.
        É Páscoa sempre que não deixamos matar em nós a profecia a teimosia, que levantamos depois de cada e de tantas quedas, que não desacreditamos que um outro mundo é possível.
       É Páscoa quando, apesar das cruzes e dificuldades, apesar das sextas-feiras santas, nós apostamos na utopia da vida vencendo a morte, do dia vencendo a noite, do ódio vencendo o amor.
            Feliz Páscoa.
Pode até fazer escuro, mas vai amanhecer.
 Acreditar nisso é Páscoa!
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário