quarta-feira, 27 de maio de 2015

Sem Fronteira

Um Olhar:

Uma tradição que se repete pela trigésima vez são os encontros de Dioceses de Fronteira. Iniciaram tímidas, com a proposta de os vizinhos se conhecerem e partilharem sua caminhada, suas alegrias e esperanças. Aos poucos, os encontros se tornaram – além de conhecimento, amizade e partilha – momentos de estudo e reflexão, sempre dentro da realidade fronteiriça.
São quatros os países participantes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Cada ano, um tema, uma reflexão, um país, uma fronteira.
Em 2015, a cidade de Encarnación, no Paraguai, às margens do belo e imponente Rio Paraná, cidade irmã com Posadas, na Argentina, que completa 400 anos de sua fundação por São Roque Gonzalez de Santa Cruz, acolheu o 30º. Encontro.
O tema trabalho e partilhado foi: “Os vizinhos se encontram para partilhar, refletir e celebrar a vocação e missão do leigo a partir da Eclesiologia do Vaticano II em tempos de conversão pastoral, por uma vida mais plena e digna para nossos povos”.
Na mensagem final é recordada a “vocação e missão dos fiéis leigos, homens e mulheres da Igreja no coração do mundo, e homens e mulheres do mundo no coaração da Igreja, com realidades e testemunhos dos quatro países. Em nome da fé cristã, movidos e sustentados pelo Espírito Santo, temos buscado caminhos viáveis para nossas urgências, estreitando ao mesmo tempo os laços de amizade de nossos povos ao partilhar problemas e desafios que nos envolvem e nos afetam”.
Diante de uma realidade caracterizada como cultura “líquida” ou “light”, onde a perda de sentido da vida, mais um exacerbado consumismo e individualismo, geram como resultado escandalosas situações de pobreza, iniquidade e injustiças, ressoam as palavras do Senhor a seus discípulos: Vós sois o Sal da Terra, Vós sois a Luz do Mundo.
Estes encontros, como outros semelhantes a análogos, nos confirmam que não deve haver fronteiras entre nós: de fé, de raça, de fraternidade e amizade. Por isso, nós os apelidamos carinhosamente de “Mercosul da fé”!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Orar pela Unidade Cristã

Um Olhar de Fé:
............A busca da unidade dos cristãos deve ser uma constante na vida das Igrejas Cristãs, conforme o desejo do próprio Jesus Cristo. Promovida mundialmente pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã, acontece entre nós, no hemisfério sul, onde estamos nós do Brasil, acontece na semana que antecede ao Pentecostes, este ano de 17 a 24 de maio.
............Vivemos num momento, no mundo, de muita intolerância religiosa. Dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República identificam que este tipo de intolerância tem aumentado em nosso país e assume expressões múltiplas. É intra-religiosa, quando praticada entre membros de uma mesma tradição religiosa. É também inter-religiosa, se realizada entre pessoas de religiões diferentes. A intolerância religiosa pode ser identificada também em ações discriminatórias e atitudes violentas contra grupos vulneráveis, de maneira especial mulheres, homoafetivos, indígenas, afrodescendentes e população cigana.
............Inspirada no encontro entre Jesus e a Samaritana, a frase DÁ-ME UM POUCO DA TUA ÁGUA leva em consideração o diálogo entre duas pessoas: Jesus e a mulher e, entre culturas e religiões diferentes: um judeu e uma samaritana. Trata-se de um encontro no qual uma pessoa necessita da outra, em relação de complementaridade.
............O pedido por água, feito por Jesus à mulher samaritana, é também o testemunho ecumênico que oferecemos aos irmãos e irmãs das muitas Igrejas que anunciam a boa-nova de Jesus, nos mais diferentes contextos do mundo. A fé em Jesus Cristo precisa expressar-se nessa abertura para encontros e conversas. Não devemos ver no outro um inimigo ou uma ameaça, mas sim, reconhecer nele uma expressão do amor de Deus. Complementamo-nos e crescemos quando nos abrimos para estes encontros. Este é o nosso testemunho ecumênico. 
............Em contextos de intolerância e perseguições religiosas, colocamos diante das nossas Igrejas o desafio de fazer a experiência do diálogo. Saiamos de nossas casas e até dos nossos templos e vamos ao encontro de nossos irmãos, irmãs, vizinhos e vizinhas. Ouçamos o que eles ou elas têm a contar sobre sua fé, sua vida, suas experiências e dúvidas. Celebremos juntos esta vivência plural do único amor de Deus!
............Animamos cada grupo e comunidade a celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2015. Que esta Semana seja uma grande festa de Pentecostes!
............Oramos por cada irmão e cada irmã das nossas comunidades e pedimos que as nossas Igrejas também orem por nós para que possamos servir com coerência e dedicação á causa da justiça e da paz, valores centrais do Evangelho.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Mãe de Fátima

Um Olhar de fé:
............No dia 13 de maio de 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, numa localidade próxima da Leria, em Portugal, Nossa Senhora se manifesta a três crianças que cuidavam de ovelhas numa baixada, chamada Cova de Iria. Este local era Fátima e as crianças eram Francisco, Jacinta e Lúcia.
............Essencialmente ela pede três coisas: rezar o terço todos os dias, rezar pela paz no mundo e rezar pela conversão dos pecadores. É uma mensagem muito simples, dirigidas aos simples. E continua sempre muito atual, também nos dias de hoje.

............Em Dom Pedrito, esta devoção se propaga rapidamente e no dia 13 de março de 1955 – 60 anos atrás – chega entre nós uma bela imagem da Mãe de Fátima, vinda diretamente de Portugal. Padre Antônio Paul, então Pároco, escreve na oportunidade que “em solene procissão luminosa, comparecendo toda população, foi a imagem levada à Igreja matriz, onde permanecerá até que possa ser colocada no seu Santuário, que será construído na Zona Norte da cidade”.
............No dia oito de maio de 1966, com a presença de Dom José Gomes, primeiro Bispo de Bagé, foi inaugurado e abençoado o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. “Em magnífico cortejo de autos – quase 100 veículos – foi levada a imagem de Nossa Senhora, vinda de Fátima, da Igreja Matriz para o Santuário e então rezada a primeira missa pelo senhor Bispo” (L9vro Tombo da Paróquia, pg. 23 v).
............Uma das orações ensinada pela Mãe aos Pastorinhos é repetida em todo o mundo: “Ó meu bom Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei as que mais precisarem”.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Salvação é para todos

Um Olhar de Fé:
............Existe uma passagem no Evangelho de Lucas uma passagem onde alguém do povo pergunta a Jesus: “Senhor, é pequeno o número dos que se salvam” E Jesus responde: “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita” (Lc 13, 23-24).
............Semana passada fizemos uma mesa redonda, na Rádio Upacaraí de Dom Pedrito, sobre o assunto, que vem tendo seus desdobramentos com outros segmentos religiosos.
............O ensinamento do Concílio Vaticano II nos diz que a salvação é para todos. Todo ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, todos têm alma e possuem “a e mesma dignidade, a mesma origem e a mesma igualdade” (Gaudium et Spes 29). Portanto, todos são chamados à comunhão com Deus e a participar de sua felicidade.
............Para os cristãos, o Salvador é Jesus, que morreu, mais ainda, ressuscitou para nos salvar. Para fazer parte de sua vida, devemos aceitá-lo como Caminho, Verdade e Vida. Recebemos sua graça pelo Batismo (quem crer e for batizado será salvo). A fé é necessária para a salvação.
............A Igreja ensina que Jesus Cristo é o único Redentor da humanidade. Mas isso não significa que alguém que siga outro caminho não esteja próximo da salvação. Quem incessantemente procura Deus, está próximo Dele.
............Ninguém pode “auto-salvar-se”. Nós não somos a medida de nossa salvação. É Jesus quem salva, nos dá o seu Espírito, o seu perdão e a graça da Salvação. Porém, precisamos acessar a ela. Não basta ter um computador. Precisamos conhecê-lo e saber acessá-lo. Não basta ter é ou ser batizado. É preciso acessarmos aos meios que a Igreja nos oferece para chegarmos à Salvação. Estes meios (instrumentos, canais) são os Sacramentos, necessários para o acesso às graças que Deus coloca ao nosso alcance.
............Não são as Igrejas que salvam. Elas são meios. Nunca podemos perder isso de vista. Os Sacramentos nos colocam no caminho. E quando nos desviamos, eles nos recolocam no rumo certo.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Reforma do Sistema Político

Um Olhar de Fé:

............Nossa fé não permite que fiquemos de braços cruzados diante de tantos desvios de conduta e de recursos no mundo da política e da economia. A política deveria ser para o bem de todos, especialmente dos mais pobres, e não para o bem particular dos eleitos, seus familiares e seus grupos financiadores.
............Junto com mais de uma centena de entidades, a CNBB participa da Coalização Nacional pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, que construiu um Projeto de Lei de Iniciativa Popular, (PL – registrado no Congresso com o nº 6316/2013), que está recolhendo subscrições de, no mínimo 1,5 milhão, para ser apreciado e votado pelo Congresso Nacional.
............Os pontos centrais deste Projeto de Lei são:
1- Fim das doações das empresas para as campanhas eleitorais, consideradas como a principal fonte de corrupção da política. É o poder econômico que corrompe.
2- Garantia de debates sobre os PROGRAMAS dos Partidos, votando-se, num primeiro turno nos programas apresentados e num segundo turno, nos nomes que os Partidos apresentam. Isso abriria a possibilidade de debatermos que projeto de país queremos e quais os compromissos que os candidatos têm com eles, razão pela qual estão filiados a este ou aquele partido.
3- Eleições com representação igualitária, que permita alterar a total sub-representação que hoje têm as mulheres, que são 51,3% do eleitorado. De 513 deputados/as, 46 são mulheres (8,96%). De 81 senadores/as, 8 são mulheres (9,81%). Negros/as, bem como as juventudes, também estão sub-representados/as.
4- Por mais democracia participativa: Hoje temos mecanismos de participação direta na Constituição: a consulta popular, o referendum e o plebiscito. São instrumentos, contudo, que dependem de decisões do Congresso para serem usados. O PL 6316/2013 prevê mecanismos de maior autonomia para a população fazer uso destes instrumentos importantes da democracia participativa.
............A íntegra do PL registrado em cartório está disponível no site www.reformapoliticademocratica.org.br. Quem quiser fazer sua assinatura é só passar na secretaria paroquial ou retirar uma copia do abaixo assinado, passar entre os amigos e depois enviar para o Comitê responsável. No site explica tudo.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Dom Romero: um santo diferente

Um Olhar de Fé:
............Dom Romero, um Santo diferente dos modelos tradicionais de Santidade, a cada dia contribui para uma sociedade mais autêntica e próxima ao caminho indicado por Jesus de Nazaré. Ele será beatificado no dia 23 de maio próximo, em El Salvador.
............Ele viveu, atuou decisivamente e testemunhou fielmente a Jesus. Dom Romero não nos pode deixar indiferentes. O conceito mais divulgado sobre santidade, que ainda está vivo no imaginário de muitos, consistia em retirar-se do mundo, para viver a fé somente com Deus e na companhia silenciosa de alguns monges. Dom Romero (El Salvador), Dom Gerardi, (Guatemala) nos indicam um caminho diferente: mostrar a presença de Deus no meio da dor e descobri-lo em meio à realidade conflitante.
............A maioria dos exemplos de santos católicos exalta as virtudes individuais, intensa oração, piedade e sabedoria na busca intelectual e vital do mistério de Deus. Também a defesa de qualquer virtude pessoal, muito valorizada em determinada época, como a castidade, as obras de caridade ou a penitência (inclusive destruindo o próprio corpo), sem questionar as estruturas econômicas e até mesmo esforços para expandir o acesso à educação. Mas, geralmente, a partir das estruturas da Igreja.
............As virtudes heroicas de Dom Romero são expressadas por suas palavras e obras. Por sua orientação pastoral para viver o Cristianismo como um compromisso concreto com o povo que sofre, com as vítimas de um sistema corrupto e criminoso. Por sua ação pastoral de apoio ao povo como pessoas formando famílias, como grupos e também como organizações populares que lutam concretamente para que as maiorias pobres possam ter uma vida digna.
............Romero não só é inspiração para uma piedade pessoal ou de pequenos grupos que trabalham no interior das Igrejas. É inspiração para a missão da Igreja ao serviço dos valores do reinado de Deus, proclamado nas Bem-Aventuranças. E pode ser inspiração, além de fronteiras confessionais, para que todos os seres humanos com um sentido ético, contribuam, em seu ambiente particular, para a transformação do mundo atual, hegemonizado pelos valores consumistas-egoístas, onde se confundem desenvolvimento com acumulação de capital e felicidade com a posse de bens e o controle ou influência sobre outras pessoas.
............Porque sua palavra é clara, compreensível e radicalmente profética. Ou seja, com força, transformadora para mostrar o que denuncia e anuncia; para motivar um trabalho, um esforço pelo justo e desejável.
............Seu reconhecimento como modelo de seguimento de Jesus é um desafio para universalizar o conhecimento e a semeadura de sua palavra no coração dos povos. Para todos os que creem no Deus de Jesus, o reconhecimento oficial de Óscar Arnulfo Romero como Mártir e Santo é um convite para aqueles que fomos tocados pelo seu testemunho, para abrir e/ou aprofundar um amplo processo de reflexão e ação na sua prática, seus ensinamentos e seu seguimento, para aproximar-nos, comunitária e organizadamente, de formas de convivência próximas ao reino anunciado por Jesus. 
(inspirado em Ricardo Zuniga Garcia – Adital)

terça-feira, 7 de abril de 2015

A paz é possível

Um Olhar de Fé:
............Na Páscoa, durante sua mensagem “Urbi et Orbi” (sobre a cidade e o mundo), o Papa Francisco falou: “Do Senhor ressuscitado imploramos a graça de não cedermos ao orgulho que alimenta a violência e as guerras, mas termos a coragem humilde do perdão e da paz. A Jesus vitorioso pedimos que alivie os sofrimentos de tantos irmãos nossos perseguidos por causa do seu nome, bem como de todos aqueles que sofrem injustamente as consequências dos conflitos e das violências em curso.
............Pedimos paz, antes de tudo, para a Síria e o Iraque, para que cesse o fragor das armas e se restabeleça a boa convivência entre os diferentes grupos que compõem estes amados países. Que a comunidade internacional não permaneça inerte perante a imensa tragédia humanitária no interior destes países e o drama dos numerosos refugiados.
............Imploramos paz para todos os habitantes da Terra Santa. Possa crescer entre israelitas e palestinos a cultura do encontro e se retome o processo de paz a fim de pôr termo a tantos anos de sofrimentos e divisões.
............Suplicamos paz para a Líbia a fim de que cesse o absurdo derramamento de sangue em curso e toda a bárbara violência, e aqueles que têm a peito o destino do país se esforcem por favorecer a reconciliação e construir uma sociedade fraterna que respeite a dignidade da pessoa. E almejamos que, também no Iémen, prevaleça uma vontade comum de pacificação a bem de toda a população.
............Do Senhor Ressuscitado imploramos o dom da paz para a Nigéria, o Sudão do Sul e as várias regiões do Sudão e da República Democrática do Congo. De todas as pessoas de boa vontade se eleve incessante oração por aqueles que perderam a vida – penso de modo particular nos jovens mortos na quinta-feira passada numa Universidade de Garissa, no Quênia.
............A Ressurreição do Senhor leve luz à amada Ucrânia, sobretudo àqueles que sofreram as violências do conflito nos últimos meses. Possa o país reencontrar paz e esperança, graças ao empenho de todos as partes interessadas.
............Paz e liberdade, pedimos para tantos homens e mulheres, sujeitos a formas novas e antigas de escravidão por parte de indivíduos e organizações criminosas. Paz e liberdade para as vítimas dos traficantes de droga, muitas vezes aliados com os poderes que deveriam defender a paz e a harmonia na família humana. E paz pedimos para este mundo sujeito aos traficantes de armas.”