terça-feira, 14 de outubro de 2014

Em saída

Um Olhar de Fé:
............A Igreja existe para evangelizar. Não tem sentido – teológica e biblicamente falando – uma Igreja que se fecha sobre si mesma e não se abre para as realidades e para as pessoas.  
............A essência da Igreja é ser missionária, num contínuo processo de ir ao encontro, para anunciar Jesus Cristo, seu projeto, sua proposta e sua pessoa. Sem missão, não existe Igreja.
............O Papa Francisco tem desafiado a todos nós a rever nossas atitudes e nosso jeito de ser e de evangelizar. “A Igreja é, por sua natureza, missionária: a Igreja nasceu ‘em saída’”.
............E continua ele, na mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2014: “O grande risco do mundo atual, com a sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais, da consciência isolada. Por isso, a humanidade tem grande necessidade de atingir a salvação trazida por Cristo”.
............Quando esteve no Brasil, no ano de 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, Francisco lembrava a toda Igreja – bispos, padres, seminaristas, religiosas, leigas e leigos, dirigentes e animadores das comunidades, grupos e movimentos – que ela não pode ficar, de jeito nenhum, fechada. Ele pedia que abríssemos as portas de nossas igrejas, não só para o povo entrar, mas, sobretudo e principalmente para os que estão dentro saírem, irem para as periferias geográficas e existenciais. Daí a expressão que ele consagrou e confirmou na sua mensagem para este Dia Mundial das Missões: uma Igreja “em saída”.
............E conclui sua fala: “A Maria, modelo de uma evangelização humilde e jubilosa, elevemos a nossa oração, para que a Igreja se torne uma casa para muitos, uma mãe para todos os povos e possibilite o nascimento de um mundo novo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário