terça-feira, 28 de abril de 2015

Salvação é para todos

Um Olhar de Fé:
............Existe uma passagem no Evangelho de Lucas uma passagem onde alguém do povo pergunta a Jesus: “Senhor, é pequeno o número dos que se salvam” E Jesus responde: “Esforçai-vos para entrar pela porta estreita” (Lc 13, 23-24).
............Semana passada fizemos uma mesa redonda, na Rádio Upacaraí de Dom Pedrito, sobre o assunto, que vem tendo seus desdobramentos com outros segmentos religiosos.
............O ensinamento do Concílio Vaticano II nos diz que a salvação é para todos. Todo ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus, todos têm alma e possuem “a e mesma dignidade, a mesma origem e a mesma igualdade” (Gaudium et Spes 29). Portanto, todos são chamados à comunhão com Deus e a participar de sua felicidade.
............Para os cristãos, o Salvador é Jesus, que morreu, mais ainda, ressuscitou para nos salvar. Para fazer parte de sua vida, devemos aceitá-lo como Caminho, Verdade e Vida. Recebemos sua graça pelo Batismo (quem crer e for batizado será salvo). A fé é necessária para a salvação.
............A Igreja ensina que Jesus Cristo é o único Redentor da humanidade. Mas isso não significa que alguém que siga outro caminho não esteja próximo da salvação. Quem incessantemente procura Deus, está próximo Dele.
............Ninguém pode “auto-salvar-se”. Nós não somos a medida de nossa salvação. É Jesus quem salva, nos dá o seu Espírito, o seu perdão e a graça da Salvação. Porém, precisamos acessar a ela. Não basta ter um computador. Precisamos conhecê-lo e saber acessá-lo. Não basta ter é ou ser batizado. É preciso acessarmos aos meios que a Igreja nos oferece para chegarmos à Salvação. Estes meios (instrumentos, canais) são os Sacramentos, necessários para o acesso às graças que Deus coloca ao nosso alcance.
............Não são as Igrejas que salvam. Elas são meios. Nunca podemos perder isso de vista. Os Sacramentos nos colocam no caminho. E quando nos desviamos, eles nos recolocam no rumo certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário