Um Olhar de Fé:
............Todas as religiões têm suas peregrinações e devoções. Assim fazia o Povo de Deus já no Antigo Testamento. A primeira família que fez uma grande peregrinação foi a de Abraão e Sara, que peregrinaram, com outras famílias, em busca de um melhor lugar para se viver.
............A saída da escravidão do Egito para a liberdade, na passagem do Mar Vermelho, lembra a Páscoa, que todos os anos os hebreus celebram, até os dias de hoje.
............No Novo Testamento, vemos Jesus, Maria e José indo em peregrinação até Jerusalém para pagarem suas promessas, como todo o povo fazia (Lc 2,41ss). Fazia parte de sua religiosidade ir, ao menos uma vez por ano, até o Templo, numa de suas festas. Aos judeus da diáspora se pedia que fossem a Jerusalém ao menos uma vez na vida.
............No Dicionário Enciclopédico da Bíblia (A. Van den Born, Editora Vozes), “a romaria é uma viagem para um lugar sagrado, empreendida por motivos religiosos. Baseia-se na convicção de que a divindade quer dar os seus favores em lugares privilegiados”.
............No Cristianismo, desde o início ia-se a Roma visitar os lugares sagrados onde os Apóstolos Pedro e Paulo e tantos outros mártires e testemunhas da fé deram suas vidas. Este “caminhar até Roma” virou ROMARIA. Este costume estendeu-se a tantos lugares e santuários do mundo cristão. Toda romaria sempre foi e é uma caminhada simbólica para um lugar importante da Fé e da Vida.
............A Diocese de Bagé celebra sua Romaria Diocesana sempre no último domingo de setembro, ao Santuário de Nossa Senhora Conquistadora. E para o ano que vem – 2016 – sediará a 39ª. Romaria da Terra, no local do Martírio de São Sepé Tiarajú, em São Gabriel, no da nove de fevereiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário