terça-feira, 21 de junho de 2016

Reflexões invernais

Um Olhar de Fé:

............Começou o inverno. Frio. Tempo de maior recolhimento. De olhar o mundo e a natureza de dentro para fora. De estar mais tempo com a família e os amigos. De maior leitura e reflexão. De curtir a nossa casa e o nosso lar.
............Olhando a realidade sentimos que temos um longo caminho para chegarmos à primavera. Estamos num grande inverno na nossa política, na nossa economia, nos nossos valores. Parece que está tudo congelado, ou melhor, já se derretendo...
............O Brasil dá alguns passos à frente e outros para trás. Conquistas conseguidas depois de muito esforço e organização, num simples canetaço vão junto no ralo da corrupção e dos interesses grupais e corporativos. Até os Bispos do Brasil publicaram uma nota na semana passada “para manifestar, mais uma vez, sua apreensão em relação à grave instabilidade institucional pela qual passa o Brasil. Esta situação exige dos três poderes da República o cuidado corresponsável para preservar os fundamentos de nossa Democracia e para propor ações que assegurem e ampliem os direitos sociais já conquistados, sob pena de sacrificar ainda mais os pobres e excluídos.
............A vida socioeconômica e política brasileira passa por turbulências que não devem ser usadas para desviar nossa atenção de vários projetos de lei que, em avançada tramitação no Congresso Nacional, ameaçam conquistas e direitos de populações mais vulneráveis do país. Dentre eles, citamos três sobre os quais já nos pronunciamos em outras ocasiões, no cumprimento de nossa missão humanista e evangelizadora”.
............O mundo anda também num rumo à procura de uma nova primavera. Assusta o número de refugiados no mundo, que seriam mais de 64 milhões. Assustam as guerras, os atentados, as indiferenças, as intolerâncias, as disputas pelo poder para manter privilégios de poucos.
Assusta quando interesses pessoais estão acima de interesses coletivos. Precisamos resgatar o conceito do bem comum. O bem comum de todos e todas e não só o “bem comum” para alguns e de alguns.
............Faz inverno, mas virá a primavera!
............Faz escuro, mas irá amanhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário