terça-feira, 25 de outubro de 2016

Humildade e arrogância

Um Olhar de Fé:
............A oração é o combustível da vida cristã e de sua ação solidária. Só o combustível não faz um carro andar. Só a oração não faz o cristão viver. É uma série de fatores que fazem parte, como num corpo. Ou num carro. Tudo está interligado.
............O requisito principal para uma boa oração é a humildade e a perseverança. Estas duas características estão  entrelaçadas, pois só é perseverante quem é humilde. Somente os humildes não desistem de esperar que suas orações sejam atendidas.
............A diferença entre o humilde e o arrogante é muito grande, como tão bem exemplificou Jesus na Parábola do Fariseu e do Publicano. O humilde pede, o arrogante exige que seu pedido seja atendido. O humilde está a serviço de Deus e se coloca diante Dele como servo. O arrogante quer ser servido por Deus e se coloca diante Dele como alguém merecedor das recompensas pelos seus atos.
............Humildade vem de húmus, que significa terra, adubo. Ser humilde é sempre lembrar-se que devemos estar ligados ao chão, diferente do arrogante, que é exibido, autossuficiente, convencido. Ele acha que é superior e melhor que tudo e que todos.
............O humilde se reconhece pecador, necessitado de Deus e dos outros. Sabe que sozinho nada pode e nada é. Só quem se reconhece pecador tem como melhorar, só quem se reconhece pecador experimenta a ternura de Deus, que nos ama apesar de tudo.
............Sejamos sempre humildes buscadores e aprendizes do amor e da graça de Deus, deixando-nos guiar pela sua misericórdia.

Um comentário: