quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Uma Campanha pelos Biomas

Um Olhar de Fé:

Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a Campanha da Fraternidade 2017 terá início em todo o país no dia 1º de março. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação”, a iniciativa traz uma reflexão sobre o meio ambiente e sugere uma visão global das expressões da vida e dos dons da criação. 
Esta C­ampanha tem como Objetivo Geral “cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho.”
Os Objetivos Específicos são:
·         Aprofundar o conhecimento de cada bioma, de suas belezas, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro.
·         Conhecer melhor e nos comprometer com as populações originárias, reconhecer seus direitos, suja pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, suas culturas, seus territórios e seu modo específico de viver.
·         Reforçar o compromisso com a biodiversidade, os solos, as águas, nossas paisagens e o clima variado e rico que abrange o chamado território brasileiro.
·         Compreender o impacto das grandes concentrações populacionais sobre o bioma em que se insere.
·         Manter a articulação com outras igrejas, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e todas as pessoas de boa vontade que querem a preservação das riquezas naturais e o bem-estar do povo brasileiro.
·         Comprometer as autoridades públicas para assumir a responsabilidade sobre o meio ambiente e a defesa desses povos.
·         Contribuir para a construção de um novo paradigma econômico ecológico que atenda às necessidades de todas as pessoas e família, respeitando a natureza.
·         Compreender o desafio da conversão ecológica a que nos chama o Papa Francisco na carta encíclica Laudato Si’ e sua ralação com o espírito quaresmal.
Bioma quer dizer a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais. Uma “paisagem” que mostra uma unidade entre os diversos elementos da natureza. “Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação é similar e contínua, cujo clima é mais ou menos uniforme, e cuja formação tem uma história comum. (Texto-base n. 5)
Lembramos que os biomas brasileiros são seis no total: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa, que é onde nós vivemos. Há teses de sete e até oito biomas, considerando os manguezais como um deles e outro marinho, mas esse não o reconhecimento oficial.

Com o objetivo de ajudar às famílias, comunidades e pessoas de boa vontade a vivenciarem a iniciativa, o texto-base da CF aponta uma série de atividades que ajudarão a colocar em prática as propostas incentivadas pela Campanha. Além disso, ele também propõe ações de caráter geral, que indicam a necessidade da conversão pessoal e social, dos cristãos e não cristãos, para cultivar e cuidar da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário