terça-feira, 20 de junho de 2017

Eu sou feliz é na comunidade

Um Olhar de Fé:

............A Diocese de Bagé celebra em 2017, no dia vinte e cinco de junho, cinquenta e sete anos e o jubileu de ouro de sua Ação Social, a Cáritas de Bagé. Para lembrar estes fatos organizou-se um encontrão das comunidades, já na sua décima sétima edição, em Santana do Livramento, no Colégio Santa Teresa de Jesus.
............O lema que animará o encontro, dentro das celebrações do Ano Mariano, é a frase de Maria nas Bodas de Caná: “Fazei tudo o que Ele vos disser” e o tema, inspirado na região fronteiriça, será “CEBs: nas fronteiras da vida trazemos a partilha e a coragem de lutar”.
............Num mundo tão fragmentado, plural e individualista, faz bem olhar para o Deus da vida, que é comunhão e participação. Cada vez mais a sociedade leva os indivíduos a se isolarem e disputarem, cada um por si mesmo. Os “competentes” avançam e os que têm menos condições ficam para trás. Tudo isso bem justificado pela doutrina da “meritocracia”.
............Jesus nos ensinou o mandamento: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. E seu amor foi para todos, preferencialmente aos que mais precisavam, sem exclusões. Ensinou-nos a trabalhar juntos, ao menos dois a dois, pois “onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei ali no meio deles” (Mt 18,20).
............Os primeiros cristãos levaram a sério o que Ele disse. No Livro dos Atos dos Apóstolos nos é relatado, ao menos em três oportunidades, como eles viviam. Eram perseverantes na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações (cf. At 2,42-47; 4, 32-37; 5,12-16). Colocavam tudo em comum e não havia necessitados entre eles.
............Estes “retratos” das comunidades, pintados por Lucas, nos mostram qual o caminho que o discípulo deve trilhar. Talvez seja mais lento, que exige de todos paciência, perseverança e o aprendizado de trabalhar em equipe. Mas é o caminho que nos ensinou o Mestre.
............“Quem quiser chegar rápido, vá sozinho. Quem quiser chegar mais longe, caminhe junto!” A vida em comunidade, como a vida em família, é sempre um aprendizado. Não fomos criados para estarmos sós: “Não é bom que o homem esteja só” (Gn 2,18) nos lembra o Criador logo no início. “Ninguém se salva sozinho”, lembram os Bispos em Medellín: “Deus salva em comunidade”.
............É preciso redescobrir a alegria de ser comunidade, de sermos “o povo de Deus e seu rebanho”, como lembra o salmo 100.
............Eu sou feliz é na comunidade, na comunidade eu sou feliz” é o que cantam todos os que acreditam na alegria de fazer parte desta caminhada diocesana e eclesial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário