quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Advento, a espera vigilante


Iniciamos neste domingo o novo ano litúrgico, com o tempo do advento. Para os cristãos, ele possui duas características: é tempo de preparação para o Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho de Deus, e é também um tempo em que se voltam os corações para a expectativa da segunda vinda de Cristo, no fim dos tempos.

Advento é tempo da espera vigilante do Senhor. O verdadeiro discípulo deve estar sempre vigilante, não esquecendo que toda vida cristã é uma caminhada rumo ao encontro final com Cristo Salvador e Juiz; que vigiar é a atitude de quem se sente responsável pelo mundo, casa de Deus; significa vier sempre empenhado e comprometido na construção de um mundo de vida, de amor e de paz; cumprir os compromissos assumidos no dia do batismo e ser um sinal vivo do amor e da bondade de Deus no mundo; cumprir a missão recebida, dando testemunho de Jesus e do seu Evangelho; não viver como se a vida se reduzisse à duração terrena, mas viver sempre na expectativa da revelação plena do senhorio de Jesus.

              A Árvore de Natal -  é um dos símbolos deste tempo. Simboliza a vida. Sua origem está no Hemisfério Norte, onde agora é inverno e todas as árvores perdem as folhas, com exceção do pinheiro. Por isso, a árvore se tornou símbolo de vida, celebrada no Natal com o nascimento do menino Jesus.
          A árvore deve começar a ser montada com o advento, não antes.
          O Presépio a montagem do presépio deve seguir a mesma linha de preparação. Pode-se começar a montar a gruta, colocar os animais e os pastores, mas Maria e José devem fazer parte do presépio apenas mais próximo do Natal. E o menino Jesus somente na véspera.
         O presépio foi uma criação de São Francisco de Assis para lembrar a simplicidade e as dificuldades enfrentadas por Maria e José no nascimento de Jesus. A orientação para quem pretende seguir a tradição católica é não sofisticar os presépios com luzes e enfeites.
           É muito importante envolver as crianças na montagem dos presépios. O ideal seria que eles fossem feitos nas próprias casas, pelas crianças, para que percebam o real sentido do Natal. E valorizar mais o sentido cristão, deixando de lado os “papais noéis” e outros símbolos que levem ao consumismo, ao luxo ou às extravagâncias.

           Advento a coroa do advento é um dos grandes símbolos desta preparação ao Natal. Formada com ramos verdes e em formato de círculo, a coroa simboliza a unidade e perfeição, sem começo e sem fim. Representa o nascimento do rei. E m cada um dos quatro domingos do advento uma vela é acesa. Com a proximidade do nascimento de Jesus, a luz se torna mais intensa e é o Natal enquanto festa da luz que celebramos.

           Hora de desmontar tradicionalmente o dia de desmontar a árvore de Natal, o presépio e toda a decoração natalina é seis de janeiro, o Dia dos Reis. É nesse dia que três magos, pessoas sábias, encontram o menino Jesus e ele é então revelado a todas as nações. Termina então o tempo de Natal, o tempo de expectativa, e começa o tempo comum para a Igreja.


Nenhum comentário:

Postar um comentário