sexta-feira, 11 de setembro de 2020

                                  Abre a tua mão para o teu irmão 

“Veja bem! Não deixará de haver pobres no meio da terra. 

É por isso que eu lhe ordeno:  abra a mão em favor do teu irmão, do seu pobre e do seu necessitado, na terra onde você está” Dt 15,11). 


 

         Em tempos especiais, mais do que nunca é preciso ter gestos e atitudes especiais. Este ano estamos mergulhando do tema do cuidado com a vida, ainda motivados pela Campanha da Fraternidade, mas sobretudo pela pandemia que atingiu a humanidade.  


         As leis sempre devem proteger os mais fracos e vulneráveis, os fracos e indefesos. Os fortes sabem se defender e os que têm igualmente. Uma lei que privilegia os ricos, os poderosos, os fortes, é uma lei injusta e discriminatória. 


        Três categorias são consideradas como as mais vulneráveis na Bíblia, especialmente no Antigo Testamento: os órfãos, as viúvas e os estrangeiros. E Jesus, na Parábola do Juízo Final, em Mateus 25, 31-46, se identifica com eles, nas obras de misericórdia.  


      O Livro do Deuteronômio foi escrito para ajudar a organizar a sociedade pós exílio. É como se hoje o Papa Francisco está escrevendo uma encíclica para os tempos pós pandemia, recordando que somos todos irmãos. 


          É um livro que propõe que devemos usar a lei do amor. Se Deus nos ama, nós devemos amar a Deus. E amar a Deus é ser fiel à sua Aliança e colocar em prática os seus mandamentos, “que são gravados no coração” (Dt 6,6).

 

     O amor é gratuidade e exigência. Deus não escolheu Israel pela importância ou qualidades que ele não possui. Deus o ama e pede-lhe que retribua esse amor. “Foi por amor a vocês e para cumprir a promessa. É por isso que Javé os tirou com mão forte e os resgatou da casa da escravidão, da mão do faraó, rei do Egito” (Dt 7,8).  


         Deus é fiel à Aliança e quer que o seu povo também seja fiel. E todo o conjunto de leis, normas, decretos e prescrições do Livro do Deuteronômio são para ajudar neste caminho. E para quem observa estas leis “tudo correrá bem. Assim você vai prolongar sua seus dias” (Dt 4,40). 


          Vale a pena ler e estudar o Livro do Deuteronômio, sugerido como estudo para este ano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário