Um olhar de Fé:
............Estamos no advento, que nos coloca no clima de preparação para o Natal. Tempo de simbologismo, como a coroa. Ela, com seus elementos, podem ser interpretados de diversas formas. Na origem, possui um forte apelo de compromisso social, de promoção das pessoas pobres e marginalizadas: acolher e cuidar da vida onde quer que ela esteja ameaçada. Podemos dizer que a Coroa de Advento constitui um hino à natureza que se renova, à luz que vence as trevas, um hino a Cristo, a verdadeira luz, que vem para vencer as trevas do mal e da morte. É um hino à vida que brota da verdadeira Vida.
............A coroa, em forma de círculo, é símbolo da eternidade, da unidade, do tempo que não tem início nem fim, de Cristo, Senhor do tempo e da história. O círculo indica o sol no seu ciclo anual, sua plenitude sem jamais se esgotar, gerando a vida. Para os cristãos este sol é símbolo de Cristo.
............Desde a Antiguidade, a coroa é símbolo e prêmio pela vitória. Lembremos a coroa de louros, de ramos de oliveira, com a qual são coroados os atletas vitoriosos nos jogos olímpicos.
............Os ramos verdes do círculo costumam ser de cipreste. É símbolo nórdico. Não perdem as folhas no inverno. É sinal de persistência, de esperança, de imortalidade, de vitória sobre a morte.
............Para nós no Brasil este elemento é um tanto artificial e menos significativo, visto que celebramos o Natal no início do verão: não vivenciamos a mudança da renovação da natureza. A tendência é substituir o verde por outros elementos ornamentais do círculo: frutos da terra, sementes, flores, raízes, espigas de trigo e arroz.
............Para ornar a coroa usam-se laços de fitas vermelhas ou rosas, símbolo do amor de Jesus Cristo que se torna gente, símbolo da vitória sobre a morte através da sua entrega por amor. Nas guirlandas penduradas nas portas das casas, os laços ocupam o lugar das velas. Lembram os pontos cardeais, a cruz de Cristo que irradia a luz da salvação ao mundo inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário