quinta-feira, 25 de abril de 2019

Gratidão, testemunho e compromisso


           Estamos vivendo o tempo pascal, tempo forte de renovar a nossa fé e de ter algumas atitudes importantes para a nossa caminhada eclesial e cidadã.

           A primeira atitude é de GRATIDÃO. “Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho único, para que todo aquele Nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Isso é graça. Não é por nossos merecimentos que somos salvos, mas por graça e misericórdia divina. A teologia da graça nos ensina que Deus é Amor, e o Amor tem necessidade de amar. Se o Amor não ama, deixa de ser amor. Se Deus não amasse, não seria Deus.
            Portanto, a salvação não é questão de meritocracia, mas dom divino. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,17). A Salvação já foi garantida a todos pela morte e ressurreição de Jesus Cristo.

            Daí decorre a segunda atitude: TESTEMUNHO. “E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra” (At 10,39). Ser cristão, usando o bom português, é ser um “Cristo grande” (é aumentativo). Se Jesus passou pelo mundo fazendo o bem, anunciando a Boa Nova aos pobres, abrindo os olhos aos cegos, libertando os oprimidos, incluindo os marginalizados, acolhendo e perdoando os pecadores, confortando e curando os sofredores, dando esperança aos que passam pela experiência da dor da morte, proclamando o Ano da Graça do Senhor, com o projeto de fazer do mundo um mundo justo e fraterno, a consequência para seus seguidores é fazer o mesmo que Ele fez, isto é, sermos suas TESTEMUNHAS.
            Ser cristão não é comprar o amor do Deus crucificado-ressuscitado com nossas obras, mas é continuar sua presença viva, atuante, eficaz e atualizada no hoje da história. As primeiras comunidades dos seus seguidores davam testemunho pela vivência em comunidade, perseverando em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na eucaristia e nas orações, participando da comunidade e vivendo a partilha. Seu testemunho fazia com que, entre eles, não houvesse necessitados e muitos queriam imitar o seu exemplo.

            A terceira atitude é o COMPROMISSO. “Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho, e fazei discípulos meus entre todas as nações, ensinando-lhes tudo o que vos ensinei” (cf. Mt 28,18-20). Ninguém é batizado para ser cristão prá bonito. “Quem quiser ser meu discípulo, renuncie a si mesmo, tome sua cruz, e siga-me!” (Mt 16,24). Jesus fala em “perder a vida” por sua causa. Este “perder a vida” quer dizer gastar-se, doar-se, tomar a cruz prá valer, vestir a camisa, ser capaz de dar a vida pelo seu projeto. Em outras palavras, comprometer-se, ter uma militância capaz de colocar a proposta do crucificado-ressuscitado acima de interesses pessoais ou grupais, ideologias, dinheiro, status, tempo e até de religião.
            Quem ama se compromete.
            Quem se compromete, dá testemunho.
            Quem dá testemunho é grato por tudo o que o Senhor fez por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário