Um Olhar de Fé:
............A busca da unidade dos cristãos deve ser uma constante na vida das Igrejas Cristãs, conforme o desejo do próprio Jesus Cristo. Promovida mundialmente pelo Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã, acontece entre nós, no hemisfério sul, onde estamos nós do Brasil, acontece na semana que antecede ao Pentecostes, este ano de 17 a 24 de maio.
............Vivemos num momento, no mundo, de muita intolerância religiosa. Dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República identificam que este tipo de intolerância tem aumentado em nosso país e assume expressões múltiplas. É intra-religiosa, quando praticada entre membros de uma mesma tradição religiosa. É também inter-religiosa, se realizada entre pessoas de religiões diferentes. A intolerância religiosa pode ser identificada também em ações discriminatórias e atitudes violentas contra grupos vulneráveis, de maneira especial mulheres, homoafetivos, indígenas, afrodescendentes e população cigana.
............Inspirada no encontro entre Jesus e a Samaritana, a frase DÁ-ME UM POUCO DA TUA ÁGUA leva em consideração o diálogo entre duas pessoas: Jesus e a mulher e, entre culturas e religiões diferentes: um judeu e uma samaritana. Trata-se de um encontro no qual uma pessoa necessita da outra, em relação de complementaridade.
............O pedido por água, feito por Jesus à mulher samaritana, é também o testemunho ecumênico que oferecemos aos irmãos e irmãs das muitas Igrejas que anunciam a boa-nova de Jesus, nos mais diferentes contextos do mundo. A fé em Jesus Cristo precisa expressar-se nessa abertura para encontros e conversas. Não devemos ver no outro um inimigo ou uma ameaça, mas sim, reconhecer nele uma expressão do amor de Deus. Complementamo-nos e crescemos quando nos abrimos para estes encontros. Este é o nosso testemunho ecumênico.
............Em contextos de intolerância e perseguições religiosas, colocamos diante das nossas Igrejas o desafio de fazer a experiência do diálogo. Saiamos de nossas casas e até dos nossos templos e vamos ao encontro de nossos irmãos, irmãs, vizinhos e vizinhas. Ouçamos o que eles ou elas têm a contar sobre sua fé, sua vida, suas experiências e dúvidas. Celebremos juntos esta vivência plural do único amor de Deus!
............Animamos cada grupo e comunidade a celebrar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2015. Que esta Semana seja uma grande festa de Pentecostes!
............Oramos por cada irmão e cada irmã das nossas comunidades e pedimos que as nossas Igrejas também orem por nós para que possamos servir com coerência e dedicação á causa da justiça e da paz, valores centrais do Evangelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário