terça-feira, 27 de outubro de 2015

Cuidado com a vida

Um Olhar de Fé:

............É a vida! É bonita e é bonita!” Assim canta Gonzaguinha. Mas ela precisa de cuidados e de cuidadores. Todos precisamos nos cuidar e de cuidar a vida. Toda a vida.
............Somos “a beleza de ser um eterno aprendiz”. Nosso mundo vai aprendendo também. Com as lições do passado, a realidade do presente e a perspectiva do futuro.
............Vivemos numa sociedade que é chamada de “pós-moderna”, na qual se prioriza em demasia o indivíduo e o consumismo, a competividade, o predomínio do eixo econômico. Isso vai criando uma espécie de atitude de devorar a vida, não de comungá-la.

............A palavra “cuidar” emerge hoje profeticamente. Como um grito que o Papa Francisco nos lança na sua Encíclica sobre o cuidado com a Casa Comum. E quem mas precisa de cuidados neste momento são as pontas: os idosos e as crianças.
............E hoje está se terceirizando o cuidado. Exemplifico: os idosos são cuidados por pessoas totalmente desvinculadas da família, são pagas para fazer isso. Por quê? Porque a vida continua e o que vale é a competividade de quem quer, acima de tudo, estar bem.
............As crianças estão nas creches ou com a babá. Os idosos estão com os cuidadores, enfermeiros ou asilos e casas geriátricas. O padrão de vida que prevalece é o saudável, jovem, bonito, autônomo, independente. Na verdade, passamos a existir num período bastante curto. O resto é uma sobrevida em que ficamos sobrando na história. Ou revertemos isso ou vamos limitando cada vez mais nossas possibilidades de sermos felizes. Com isso cresce a angústia, a depressão, o suicídio, nos casos mais extremos.


sábado, 24 de outubro de 2015

Missão é servir

Um Olhar de Fé:
“É missão de todos nós Deus chama, eu quero ouvir a sua voz!”
............O poeta e cantador Zé Vicente nos lembra que todos temos uma missão. Ninguém vive para si ou para nada.
............“O Deus que me criou, me quis me consagrou para anunciar o seu amor. Eu sou como chuva em terra seca pra saciar, fazer brotar eu vivo para amar e pra servir!”
............Amar e servir, dois verbos e dois imperativos da vida humana. Vivemos para amar e servir, servimos e amamos para viver.
............“Eu sou, sou profeta da verdade. canto a justiça e a liberdade. Eu vivo para amar e pra servir!”
............Missão de todos nós é fazer acontecer o Plano de Deus entre nós. E Deus quer um mundo onde as pessoas se relacionem não como inimigos, adversários ou concorrentes, mas como irmãos. Esta a nossa tarefa. Esta é a nossa missão.
............Para o Dia Mundial das Missões, o Papa Francisco lembra que “a missão não e proselitismo, nem mera estratégia; a missão faz parte da gramática da fé, algo de imprescindível para quem se coloca à escuta da voz do Espírito, que sussurra ‘vem’ e ‘vai’.”
............Assim vale para nós esta missão. Amamos e servimos não por interesses ou por vantagens, por status ou para somar pontos. Fazemos isto por causa do Mestre, que nos envia para a missão de “amar e servir”.
............Eis a nossa motivação: o AMOR. Eis nossa missão: SERVIR.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Somos da Paz

Um Olhar de Fé:
............Somos da Paz!, este o lema do Ano da Paz no Brasil. Neste mês de outubro, muitas manifestações em favor da mesma estão sendo realizadas, como no último domingo. As ações, de norte a sul do país, buscaram ajudar na superação da violência e despertar para a convivência mais respeitosa e fraterna entre as pessoas. 
............Paz não é somente ausência de violência ou guerras, mas a criação de condições para a convivência fraterna e harmoniosa entre pessoas e povos. É preciso criar-se uma cultura de paz e de vida.
............Vivemos numa época muito forte da “cultura do descartável”, da “cultura do provisório”. E quando os valores não comparecem nem permanecem, fica aberto um campo para o “cada um por si”, “eu faço o que me dá na telha e ninguém tem nada a ver com isso”... É a cultura do aproveitar o momento presente, sem medir as consequências para o amanhã. É a cultura do “ficar”, sem se prender a compromissos duradouros...
............A construção da paz exige bases sólidas, compromissos permanentes e busca constante de condições para que não aconteça a violência. Isso em todos setores, começando pela família, perpassando o grupo de vizinhos, o grupo laboral, a cidade, o estado, o país e o mundo.
............A cultura da paz deve ser transmitida sempre e experimentada em todos os setores. SOMOS DA PAZ é o nosso grito neste Brasil tão marcado ainda por tantas desigualdades e agressões.
............SOMOS DA PAZ é o grito dos povos indígenas, que pede apenas respeito à sua cultura e à sua terra, para viverem com dignidade. Não é possível que em pleno século XXI continue a mentalidade preconceituosa, discriminatória e excludente contra os legítimos “donos” do Brasil.
............SOMOS DA PAZ é nosso pedido à Padroeira e Rainha do Brasil, Nossa Senhora Aparecida!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Crise e primavera

Um Olhar de Fé:
............Estamos na primavera. Passou o inverno. A natureza ressurge. As terras recebem as sementes, os campos estão todos verdes, as águas são abundantes, os animais entram em acasalamento...
............A natureza nos ensina o ciclo da vida e a superação das crises e dificuldades. Não existe noite tão escura que não tenha um amanhecer e nem um inverno tão rigoroso que não venha depois uma primavera.
............O poeta canta que “faz escuro, mas vai amanhecer”. Falo nisso, porque vivemos em tempos de “crises”, em muitos lugares e países e em muitas instituições e grupos. O ser humano tem uma enorme capacidade de sair delas e de superá-las. Aliás, a história nos ensina que foi nos tempos das piores crises que surgiram as maiores criatividades e soluções.
............Papa Francisco, no Encontro Mundial de Famílias, em Filadélfia, Estados Unidos, dizia “a família é uma fábrica de esperança, de esperança e ressurreição. Deus abriu este caminho”. Ele nos dá sabedoria e força para também buscar as soluções.
............Estamos em crise. Mas a crise maior não é a econômica, financeira, política... Esta é consequência da crise de valores e de opções, de escolhas e definições. Para onde caminha a humanidade? Que tipo de mundo nós queremos? Que família nós queremos construir e edificar? Que tipo de economia, de política, de nação, de cidadania, de educação, de Igrejas nós queremos?
............Estamos sim em crise, Mas não por causa do dólar, euro ou real. Por causa das pessoas, que não saber para onde vão, por isso não conhecem o caminho. E se alguém não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.
............Que venha também a primavera para o nosso mundo!