Um Olhar de Fé:
............Neste tempo de Advento iniciamos o Ano da Misericórdia. O Natal é, para todos nós, a grande manifestação do amor e da misericórdia de Deus. “E Deus amou tanto o mundo que deu o seu Filho Único, para que todo o que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna.” (Jo 3,16)
............Este é o Natal de recordar e agradecer o Deus Misericordioso. O logotipo do Jubileu do Ano Santo é obra do sacerdote jesuíta, Pe. Marko I. Rupnik e se apresenta como uma pequena suma teológica da misericórdia, “para que vivamos a misericórdia seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que pede para não julgar e não condenar, mas perdoar e dar amor e perdão sem medida”.
............O logotipo mostra o Filho que carrega sobre seus ombros o homem perdido, recuperando assim uma imagem muito contemplada na Igreja antiga, pois essa imagem mostrava o amor de Cristo que leva ao término o mistério da sua encarnação com a redenção. O desenho foi feito de tal forma que realça o Bom Pastor que toca profundamente a carne do homem e o faz com tal amor que é capaz de mudar sua vida. Além disso, um detalhe não é esquecido: o Bom Pastor com extrema misericórdia carrega sobre si a humanidade, mas os seus olhos confundem-se com os do homem.
............Nesta imagem Cristo olha com os olhos de Adão, e Adão com os olhos de Cristo. Assim, cada homem descobre em Cristo, novo Adão, a própria humanidade e o futuro que o espera, contemplando em seu olhar o amor do Pai.
............A cena é colocada dentro da mandorla, uma espécie de amêndoa, que é uma figura típica da iconografia antiga e medieval que recorda a presença das duas naturezas, divina e humana, em Cristo. E dentro da arte costuma servir como marco para personagens sagrados.
............Deus nos carrega nos seus ombros. Deus quer que seus olhos sejam nossos olhos, que seus pensamentos sejam nossos pensamentos, que seu Projeto Misericodioso seja nossos projetos de vida. Este o Natal que celebramos. Este o Natal que somos convidados a celebrar e fesejar.
............Feliz Natal a todas e a todos, homens e mulheres convidados a serem misericordiosos como o Pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário