terça-feira, 12 de julho de 2016

Acolher bem

Olhar de Fé:
............Quem visita o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que recebe mais de um milhão de peregrinos ao mês, sente-se em casa: na Casa da Mãe. E uma frase de boas vindas, logo na entrada, chama a atenção: ACOLHER BEM É EVANGELIZAR!
............Na Bíblia tem um texto fantástico sobre a acolhida e a hospitalidade, que é o capítulo 18 do livro do Gênesis. Abraão acolhe três personagens misteriosos junto ao carvalho de Mambré, lugar sagrado. Por causa do calor, Abraão senta-se à porta da tenda, levanta os olhos e vê três homens de pé diante dele. Os peregrinos procuram abrigo do calor e um lugar para descansar. Abraão não sabe quem são os caminhantes, mas vai ao encontro deles, prostra-se, saudando-os, e dirige-se com respeito ao que parece ser o chefe e humildemente lhe oferece hospitalidade.
............Abraão faz Sara amassar quase três medidas de farinha para fazer bolos e pães. Manda preparar um belo bezerro e, além disso, serve coalhada e leite na refeição. Prepara um banquete para eles.
............A hospitalidade se radicava no direito de asilo. O chefe recebe o hóspede, garantindo-lhe alimento, cuidado e proteção durante três dias, mesmo com sacrifício; faltar a isso seria um grande pecado. Como bom anfitrião, Abraão serve os hóspedes. Como era costume, Sara não está presente, pois as mulheres não comiam com os homens.
............Depois da refeição, os visitantes retribuem a Abraão a hospitalidade recebida: o nascimento do filho de Abraão e Sara, mesmo na velhice. Aos poucos o patriarca vai se dando conta do caráter sobrenatural da visita. Os três personagens são Um só Deus.
............A hospitalidade é a manifestação da capacidade de amar. O amor verdadeiro se exprime através de uma interação: o outro é recebido como próximo – o estranho é reconhecido como alguém que tem algo de precioso a nos dar. Por isso, bela e sábia a frase do Santuário da Mãe Aparecida: ACOLHER BEM É EVANGELIZAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário