Um Olhar de Fé:
“Deus amou tanto o mundo que nos deu o seu próprio Filho, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).
............O Menino nascido no estábulo é quem nos explica como é o Deus invisível. Ele é a fala de Deus. A fala eterna, anterior à criação e a fala que agora se manifesta. Ele nos fala ainda hoje, basta prestar atenção, estar alertas.
............Ele é a fala e é o Filho. Se Deus havia falado por meio dos profetas, agora nos fala diretamente no Filho, que é a sua fala. Ele é o Filho que nos faz filhos, nascidos de Deus, livres de qualquer escravidão. Ele é o Filho que realiza o que a Lei manda, mas não faz. Ele é o Filho reclinado à direita do Pai que nos faz a exegese de Deus que ninguém jamais viu.
............É preciso vencer a tentação de ver Deus no poder como os poderes podres deste mundo, de ver Deus nas grandezas monumentais de pés de barro deste mundo, de ver Deus nos espetáculos fúteis e enganadores deste mundo. É preciso aprender a ver Deus em Jesus. Só Ele, nenhum imperador deste mundo, nos revela quem é Deus.
............Que belos são os pés daquele que vem ligeiro trazendo a Boa-nova! O que ele anuncia é que agora Deus reina. O reinado de Deus se manifesta quando os cativos deste mundo adquirem liberdade, os desalojados voltam para casa, os expatriados voltam à sua cidade. A Boa-nova, o Evangelho, é que Deus liberta os cativos e repatria os exilados, deixa a todos livres e em casa.
............Natal é a festa da ternura de Deus pela humanidade. “O Verbo, a Palavra eterna, a Sabedoria, o Filho amado do Pai se faz pequenina e frágil criança, filho de um casal de pobres, provindo de um recanto do mundo, de onde ninguém esperava nada de bom!” (Jo 1,40).
............Natal é a celebração da realização da promessa de Deus de fazer uma aliança eterna de amor com toda a humanidade e de estabelecer o seu Reino no mundo.