quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Ele vem... E vemos seus sinais

Um Olhar de Fé:

“Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais”.

............Assim canta Alceu Valença, em “Anunciação”. De que sinais o poeta está falando? Quais são os sinais que mostram os sinais do Reino de Deus no meio de nós?
............Nos tempos de João Batista, ele manda perguntar a Jesus se Ele era o Messias ou deveriam esperar um outro. E Jesus manda dizer aos enviados de João que voltassem e contassem “o que estavam ouvindo e vendo” (Mt 11, 4). E quais eram esses sinais? “Os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e uma boa nova chega aos pobres” (v. 5).
............Costuma-se dizer que “pelo andar da carruagem, já se sabe quem vem dentro”. E não é verdade? Identificamos pessoas, propostas, grupos, por certos sinais concretos que nos indicam parta que lado pendem as intenções de quem nos fala. Se nos falam de humildade com atitudes arrogantes ficamos logo desconfiados de que a conversa não é sincera.
............O mesmo fazem os demais a nossa respeito. Uma boa revisão de vida, neste Advento, como preparação ao Natal, poderia partir das perguntas:
............- Minha vida apresenta sinais concretos daquilo que rezo e celebro na Igreja?
............– Que imagem de cristianismo as pessoas podem ter a partir do que eu faço?
............– Pelo andar da minha carruagem, que tipo de pessoas parece vir dentro de mim?
............É o projeto de Deus – e não outro – que deve alimentar nossa esperança de vida plena, mesmo quando os grandes problemas da sociedade parecem apontar noutra direção.
............Precisamos gritar o Evangelho com nossa vida, com nossas opções e nosso jeito de ser. A carruagem de nossa vida deve se encaminhar para um futuro melhor, onde sejamos capazes de criar ânimo e vencer todo medo e toda fraqueza.
............Que as luzes, festas, ceias, encontros, presentes não tirem o foco do verdadeiro sinal da presença de Deus em nosso meio. Que na nossa carruagem tenha lugar para o Menino Deus e seu projeto de vida e de amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário