Um Olhar de Fé:
............Durante do tempo Quaresma, a Igreja Católica no Brasil propõe a vivência de uma campanha para aumentar a fraternidade, dentro do espírito da vivência quaresmal, na caminhada para a Páscoa.
............Em 2015, o tema escolhido foi “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, com o lema “Eu vim para servir”, inspirado em Marcos 10,45.
............O objetivo geral é “aprofundar, à luz do Evangelho, o diálogo e a colaboração entre a Igreja e a sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II, como serviço ao povo brasileiro, para a edificação do Reino de Deus.”
............Os objetivos específicos propostos são estes:
............1. Fazer memória do caminho percorrido pela Igreja com a sociedade, identificar e compreender os principais desafios da situação atual.
............2. Apresentar os valores espirituais do Reino de Deus e da doutrina Social da Igreja,
............3. Identificar as questões desafiadoras na evangelização da sociedade e estabelecer parâmetros e indicadores para a ação pastoral.
............4. Aprofundar a compreensão da dignidade da pessoa, da integridade da criação, da cultura da paz, do espírito e do diálogo inter-religioso e intercultural, para superar as relações desumanas e violentas.
............5. Buscar novos métodos, atitudes e linguagens na missão da Igreja de Cristo de levar a Boa Nova a cada pessoa, família e sociedade.
............6. Atuar profeticamente, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para o desenvolvimento integral da pessoa e na construção de uma sociedade justa e solidária.
............Só a fraternidade é capaz de construir a paz. E os cristãos precisam levar a cultura da paz para dentro da sociedade. Impregnar toda a sociedade com o perfume de Deus, dos valores do Evangelho, do Mandamento Novo, o “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.
............E o grande ensinamento-exemplo que o Mestre nos dá é que só seremos grandes quando servimos os nossos semelhantes. Este é o caminho para a paz e para um outro mundo possível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário