terça-feira, 3 de março de 2015

Presença e ação da Igreja na sociedade

Um Olhar de Fé:
            O tema da Campanha da Fraternidade 2015 nos mostra que há uma relação muito estreita entre a missão específica da Igreja, recebida de Cristo, de anunciar a Boa Nova da Salvação a todos os povos, e a responsabilidade de colaborar com a sociedade. O compromisso com a sociedade faz parte da sua missão. Não há oposição entre compromissos sociais e vida religiosa.
            No documento Gaudium et Spes (Alegria e esperança), do concílio vaticano II,  que trata da sua presença e da sua ação no mundo, a Igreja afirma claramente a relação entre sua missão específica e a sociedade e adverte: “o cristão que descuida dos seus deveres temporais falta aos seus deveres para com o próximo e até para com o próprio Deus, e põe em risco a sua salvação eterna” (GS 43).
            Na homilia na Ilha de Lampedusa, Papa Francisco denunciou a globalização da indiferença perante o drama dos que buscam desesperadamente a sobrevivência.
            Na América Latina, a partir do Vaticano II, a Igreja faz a antiga e sempre nova evangélica opção preferencial pelos pobres.
            As atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil apontam cinco urgências. A quinta, o serviço da vida plena para todos, indica desdobramentos para o cuidado e a proteção da dignidade humana em todas as etapas da sua existência, com a família (crianças, adolescentes, jovens, idosos) com os trabalhadores, com os migrantes, com o respeito às diferenças, com o combate ao preconceito e à discriminação, com o apoio a iniciativas de inclusão social dos indígenas e afrodescendentes, entre outros.
            No diálogo e colaboração com a sociedade, a Igreja segue três critérios: a dignidade da pessoa humana, o bem comum e a justiça social.
            A realização do bem comum se dá pela promoção e defesa da justiça social.
            À luz do Evangelho e diante da realidade própria de cada tempo e lugar, a Igreja é permanentemente desafiada à conversão. Conversão missionária, que a mantenha sempre “em saída” ao encontro de todos os que podem se encontrar em desorientação e vazio interior na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário