Um Olhar de Fé:
No Brasil, a quarta quinta-feira do mês de novembro é consagrada como o Dia Nacional de Ação de Graças. Este ano neste 26 de novembro.
A finalidade é lembrarmos que sem o Criador, nós, criaturas, nada seríamos e nada poderíamos. Com Ele, tudo é possível.
Podemos até nos perguntar se, no mundo agitado de hoje, ainda sobra tempo para os agradecimentos. Agradecer o quê diante de um mundo que se autodestrói, que não resolve os problemas da fome, das doenças, das guerras, das relações entre os povos?...
Quando olhamos o mundo com os olhos de Deus - com um olhar de fé - nos damos conta de que todo o dia é dia de ação de graças. Na Igreja Católica, a Eucaristia (missa) é, por excelência, uma grande ação de graças por todos os benefícios recebidos.
Agradecer é ter consciência da realidade e da nossa própria finitude. Só pode agradecer, verdadeiramente, quem, em meio a nossa realidade, não perdeu a esperança. Aquele que não se acomodou a um mesquinho sistema de vida, mas descruzou os braços e está enfrentando o desafio da vida. Aquele que não se deixou corromper e nem se levar pela corrupção, desonestidade e falta de ética. Agradecer é se comprometer. Ao dizermos a palavra obrigado estamos nos ligando a quem nos concedeu uma graça ou benefício, isto é, nos obrigamos a viver melhores.
Agradecer é preciso. Não apenas um dia por ano. Mas todos os dias, todos os anos, todos os momentos. Agradecer por tudo.
Mais do que palavras agradecer é uma atitude de vida, de compromisso, de engajamento, de filhos que reconhecem que tudo vem de Deus e que, sem Ele, nada somos, nada podemos e nada seremos. Só Deus basta! Ele é o Absoluto! Nós somos simples criaturas.
Por tudo, muito obrigado, Senhor!