terça-feira, 24 de novembro de 2015

Ação de graças

Um Olhar de Fé:


              No Brasil, a quarta quinta-feira do mês de novembro é consagrada como o Dia Nacional de Ação de Graças. Este ano neste 26 de novembro.
               A finalidade é lembrarmos que sem o Criador, nós, criaturas, nada seríamos e nada poderíamos. Com Ele, tudo é possível.
       Podemos até nos perguntar se, no mundo agitado de hoje, ainda sobra tempo para os agradecimentos. Agradecer o quê diante de um mundo que se autodestrói, que não resolve os problemas da fome, das doenças, das guerras, das relações entre os povos?...
             Quando olhamos o mundo com os olhos de Deus - com um olhar de fé - nos damos conta de que todo o dia é dia de ação de graças. Na Igreja Católica, a Eucaristia (missa) é, por excelência, uma grande ação de graças por todos os benefícios recebidos.
      Agradecer é ter consciência da realidade e da nossa própria finitude. Só pode agradecer, verdadeiramente, quem, em meio a nossa realidade, não perdeu a esperança. Aquele que não se acomodou a um mesquinho sistema de vida, mas descruzou os braços e está enfrentando o desafio da vida. Aquele que não se deixou corromper e nem se levar pela corrupção, desonestidade e falta de ética.          Agradecer é se comprometer. Ao dizermos a palavra obrigado estamos nos ligando a quem nos concedeu uma graça ou benefício, isto é, nos obrigamos a viver melhores.
         Agradecer é preciso. Não apenas um dia por ano. Mas todos os dias, todos os anos, todos os momentos. Agradecer por tudo.
Mais do que palavras agradecer é uma atitude de vida, de compromisso, de engajamento, de filhos que reconhecem que tudo vem de Deus e que, sem Ele, nada somos, nada podemos e nada seremos. Só Deus basta! Ele é o Absoluto! Nós somos simples criaturas.
Por tudo, muito obrigado, Senhor!


segunda-feira, 16 de novembro de 2015

São Sepé e Caritas

Um Olhar de Fé:

............Dois momentos vivenciados na última semana ajudam a animar a nossa caminhada e animam a nossa esperança, numa semana marcada por ódios, desastres, mortes e agressões à vida.
............Em Santo Ângelo, no dia dez de novembro, foi entregue ao Bispo Diocesano o pedido para a POSTULAÇÃO do processo de reconhecimento de santidade de José Tiarajú (Sepé, o Tiarajú).
............Como São Oscar Romero também ele é mártir da justiça, da fé e da paz. Hoje temos outros exemplos “de santidade e mártires da justiça”, como Irmã Adelaide Molinari, das Filhas do Amor Divino, cujo processo de beatificação vai ser encaminhado, Irmã Dorothy Stang, Padre Josimo Moraes Tavares, Padre Ezequiel Ramin e tantos outros...
............Estes foram mortos porque lutaram pela justiça, movidos pela fé. Se não fossem homens e mulheres de fé, ligados à Igreja, não seriam eliminados. Preferiram continuar na missão, assumindo riscos, do que fugir, mesmo sabendo que a consequência seria o martírio.
............Em Brasília aconteceu a XX Assembleia Nacional da Caritas Brasileira, com o lema MISSÃO E SOLIDARIEDADE A SERVIÇO DA VIDA. Mais de duzentas pessoas refletiram, de 12 a 15 de novembro, sobre as atividades realizadas nas mais de cento e noventa entidades-membro em todo o país, avaliaram a caminhada, com seus avanços e desafios, e propuseram caminhos e luzes para a continuação.
............Estiveram presentes os países lusófonos (de língua portuguesa), como Angola, Cabo Verde, Moçambique... E foi eleita a nova diretoria da Caritas Brasileira, para o quadriênio 2016-2019. Como presidente foi eleito D. João Costa (Arcebispo Coadjutor de Aracaju, Se), vice-presidente Irmã Lourdes Dill (Santa Maria, RS, Filha do Amor Divino), secretaria Marilene Alves de Souza (Montes Claros, MG), tesoureiro Udelton da Paixão (Paracatu, MG), mais o Conselho Fiscal.

sábado, 7 de novembro de 2015

Missão e solidariedade

Um Olhar de Fé:
............A Cáritas é um órgão da Igreja Católica, presente em todos os países do mundo, encarregada dos cuidados, defesa e promoção da vida e da solidariedade. É o braço social da Igreja, que procura não somente atender as pessoas nas emergências, mas igualmente na defesa da vida humana.
............Na Diocese de Bagé ela existe desde janeiro de 1967, com o nome de Ação Social Diocesana e está filiada à Cáritas Brasileira.
............“A Igreja deve ser perita em humanidade e estar atenta aos sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho, nos dizia o Concílio Vaticano II há 50 anos, no documento Gaudium et Spes.
............O sentido da caridade que se anuncia e se tem como meta não é um mero assistencialismo, um mero dar o peixe, mas visa “organizar o povo para que ele conquiste os instrumentos de pesca, garanta o acesso ao rio, possa tratar os peixes, pescar juntos, festejar o resultado da pescaria e repartir os frutos com os participantes”. Em outras palavras: não só ensinar a pescar. É preciso lutar para garantir a despoluição das águas, o acesso à vida plena e a organização para a comercialização.
............Não basta a caridade pura e simplesmente. A Cáritas trabalha em favor de uma caridade libertadora, ou seja,
·Lutar para que todos tenham pão;
·Criar relações de solidariedade onde reine o perdão, a compreensão, o respeito, a ajuda mútua, a humildade;
·Avaliar-nos sempre para não nos desviemos do caminho de Deus que é o amor, a caridade;
·Enfim, assumirmos o compromisso de abrir o nosso coração a Deus para que ele nos ajude a lutar contra todo mal, isto é, combater tudo o que prejudica a vida.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Com Maria, Jesus e José, ser família

Nossa Senhora do Patrocínio

                O segundo domingo de novembro é a festa dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio. 
Ela é padroeira do município e da cidade de Dom Pedrito. A origem bíblico-teológica desta devoção está no Evangelho de João, capítulo dois, no casamento em Caná, na Galileia. Conta o evangelista que durante o casamento, Maria, a Mãe, percebeu que “eles não tinham mais vinho”. Pede, então, a ajuda, “o patrocínio” de Jesus: “Façam tudo o que ele vos disser”! E Jesus apresenta um vinho novo, o vinho da alegria.
                Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho, lembrava o Papa Francisco na sua visita ao Brasil, em Aparecida. “Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d'Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota. Se nos aproximamos d'Ele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele”.
            É este “vinho novo” que abastece e mantém acesa a nossa fé, a nossa esperança e a nossa disposição em sermos caritativos. “A fé ou se apega ou se apaga”, nos diz o convite para a novena de nossa Padroeira. Não tem outro jeito. Ou cuidamos da vida ou ela morre. Ou cuidamos da saúde ou adoecemos. Ou cuidamos do nosso planeta ou ele se destrói.
              E isto todo dia, com vigilância. Que a nossa devoção à Mãe do Patrocínio reavive o dom de Deus que recebemos em nosso batismo e nos faz crer e viver tudo o que  seu Filho Jesus nos ensinou.




Novena de Nossa Senhora do Patrocínio - Dom Pedrito - RS
30 de outubro a 07 de novembro de 2015
19h na Igreja Matriz