sábado, 7 de novembro de 2015

Missão e solidariedade

Um Olhar de Fé:
............A Cáritas é um órgão da Igreja Católica, presente em todos os países do mundo, encarregada dos cuidados, defesa e promoção da vida e da solidariedade. É o braço social da Igreja, que procura não somente atender as pessoas nas emergências, mas igualmente na defesa da vida humana.
............Na Diocese de Bagé ela existe desde janeiro de 1967, com o nome de Ação Social Diocesana e está filiada à Cáritas Brasileira.
............“A Igreja deve ser perita em humanidade e estar atenta aos sinais dos tempos e interpretá-los à luz do Evangelho, nos dizia o Concílio Vaticano II há 50 anos, no documento Gaudium et Spes.
............O sentido da caridade que se anuncia e se tem como meta não é um mero assistencialismo, um mero dar o peixe, mas visa “organizar o povo para que ele conquiste os instrumentos de pesca, garanta o acesso ao rio, possa tratar os peixes, pescar juntos, festejar o resultado da pescaria e repartir os frutos com os participantes”. Em outras palavras: não só ensinar a pescar. É preciso lutar para garantir a despoluição das águas, o acesso à vida plena e a organização para a comercialização.
............Não basta a caridade pura e simplesmente. A Cáritas trabalha em favor de uma caridade libertadora, ou seja,
·Lutar para que todos tenham pão;
·Criar relações de solidariedade onde reine o perdão, a compreensão, o respeito, a ajuda mútua, a humildade;
·Avaliar-nos sempre para não nos desviemos do caminho de Deus que é o amor, a caridade;
·Enfim, assumirmos o compromisso de abrir o nosso coração a Deus para que ele nos ajude a lutar contra todo mal, isto é, combater tudo o que prejudica a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário