quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Com Maria, Jesus e José, ser família

Nossa Senhora do Patrocínio

                O segundo domingo de novembro é a festa dedicada a Nossa Senhora do Patrocínio. 
Ela é padroeira do município e da cidade de Dom Pedrito. A origem bíblico-teológica desta devoção está no Evangelho de João, capítulo dois, no casamento em Caná, na Galileia. Conta o evangelista que durante o casamento, Maria, a Mãe, percebeu que “eles não tinham mais vinho”. Pede, então, a ajuda, “o patrocínio” de Jesus: “Façam tudo o que ele vos disser”! E Jesus apresenta um vinho novo, o vinho da alegria.
                Deus sempre surpreende, como o vinho novo, no Evangelho, lembrava o Papa Francisco na sua visita ao Brasil, em Aparecida. “Deus sempre nos reserva o melhor. Mas pede que nos deixemos surpreender pelo seu amor, que acolhamos as suas surpresas. Confiemos em Deus! Longe d'Ele, o vinho da alegria, o vinho da esperança, se esgota. Se nos aproximamos d'Ele, se permanecemos com Ele, aquilo que parece água fria, aquilo que é dificuldade, aquilo que é pecado, se transforma em vinho novo de amizade com Ele”.
            É este “vinho novo” que abastece e mantém acesa a nossa fé, a nossa esperança e a nossa disposição em sermos caritativos. “A fé ou se apega ou se apaga”, nos diz o convite para a novena de nossa Padroeira. Não tem outro jeito. Ou cuidamos da vida ou ela morre. Ou cuidamos da saúde ou adoecemos. Ou cuidamos do nosso planeta ou ele se destrói.
              E isto todo dia, com vigilância. Que a nossa devoção à Mãe do Patrocínio reavive o dom de Deus que recebemos em nosso batismo e nos faz crer e viver tudo o que  seu Filho Jesus nos ensinou.




Novena de Nossa Senhora do Patrocínio - Dom Pedrito - RS
30 de outubro a 07 de novembro de 2015
19h na Igreja Matriz



Nenhum comentário:

Postar um comentário