quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O melhor lugar

Um Olhar de Fé:
............Recordo-me quando estudava sociologia e geografia humana, uma das maneiras de mostrar como estava nossa sociedade era pela estrutura da pirâmide, com muita gente no andar de baixo, sustentando a estrutura, e uns poucos no topo, mais descansados, sendo servidos pelos demais.
............Havia até uma canção, entoada pelas comunidades e movimentos sociais, que sera o Hino da Libertação de Angola, que dizia assim na sua letra: “Na terra dos homens pensada em pirâmide, há poucos em cima e muitos na base. Na terra dos homens pensada em piramide, os poucos de cima esmagam a base”.
............O problema é que nesse modelo de sociedade, chamado piramidal, “todo mundo” quer “subir na vida”. Vira uma sociedade da competição, da meritocracia, do “quem pode mais chora menos” em vez de ser uma preparação para viver, conviver e prestar serviço transformador para melhoria da vida de todos.
............Na vida, como nos espetáculos e festas, é comum que se procure o melhor lugar, se preciso até passando à frente dos outros, usando recursos nem sempre muito recomendáveis. “O mundo é dos espertos”, dizem uns. “Salve-se quem puder”, dizem outros, justificando sua ânsia de pegar da vida tudo que lhes couber nas mãos, ou até mais.
............No entanto, Deus, que é quem mais entende de vida, tem uma lógica diferente. Jesus faz uma proposta estranha: quando deres uma festa não convides os amigos ou quem pode retribuir a gentileza, mas convide os pobres, os que não têm onde cair mortos, os que não têm o que oferecer em troca. A festa de que Jesus fala é a partilha do que há de bom na vida. Ele nos convida a uma atitude de gratuidade, uma atitude que é o exato contrário do cálculo interesseiro de quem vive se perguntando: “quanto é que levo nisso? Que vantagem isso me dá?”
............O Evangelho nos convida para pensarmos, construirmos e vivermos uma sociedade diferente da pirâmide: que seja circular, isso é, de comunhão e participação. E nesta não existe melhor ou primeiro lugar, mas vez para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário