Um Olhar de Fé:
............Quem é profeta? O que é ser profeta? Ao contrário do que alguns dizem, não é alguém capaz de predizer o futuro, mas sim aquele que fala no lugar de outro, um porta-voz.
............Na Bíblia o profetismo tem seu grande início com Elias, mas já antecipado em Abraão, Moisés, Débora... Existem os profetas não escritores, como Natã, Samuel, Elias, Eliseu, profetisa Hulda, etc; e os profetas escritores, cujos nomes foram dados a um livro, como Isaías, Jeremias, Oseias, Miqueias, etc...
............A profecia se exerce de três maneiras:
1 – Pelo anúncio: o profeta como “porta-voz” de Deus, é aquele que faz o anúncio da Boa Nova do Evangelho e do Reino de Deus, mostrando qual o projeto de Deus e qual é o Plano de Salvação.
2 – Pela denúncia: vai contra tudo aquilo que é contrário à vida e à fraternidade. O profeta, como “boca de Deus”, denuncia toda injustiça e opressão, toda maldade e escravidão. Bota a boca no trombone.
3 – Pelo testemunho: é pessoa da coerência. Por isso, dá testemunho de vida. Não só anuncia e denuncia, mas vive o que acredita e prega. Grita com a vida o Evangelho!
............Carlos Moraes, lavrense, que quando no exercício do ministério sacerdotal atuava em Dom Pedrito, como padre da Diocese de Bagé, escreveu que “o profeta e um homem alto que mora no porão”. Ser profeta é ser incômodo. Ninguém gosta do profeta, principalmente os reis. Na Bíblia, o conflito entre profetismo e monarquia é constante.
............A profecia é necessária. Na Igreja e na sociedade, embora incômoda. Ajuda a não perder o rumo, a lembrar o que Deus quer de nós, por onde temos que andar. Evita a acomodação e a corrupção, os desvios e as falcatruas.
............É como escreve o Profeta Miqueias: “Praticar a justiça, amar a misericórdia e caminhar com Deus” (Mq 6,8).
Nenhum comentário:
Postar um comentário