terça-feira, 22 de novembro de 2016

Profeta da Vida e da Esperança

Um Olhar de Fé:

............A vida é feita de sonhos e projetos. Alguns só sonham. Outros tornam seus sonhos realidade. Vivem para isso.    
............No mês de novembro, justamente na semana em que celebrávamos os Mártires das Missões, que sonharam e construíram um outro mundo e uma outra Igreja, na relação com os povos indígenas, morre o irmão marista Antônio Cechin, aos 89 anos de idade.
............Natural de Santa Maria, estudou na França, trabalhou no Vaticano, bebeu a utopia do Concílio Vaticano II e começou um trabalho de base, a partir da catequese, da educação, da Bíblia Sagrada, da opção pelos pobres e excluídos pela sociedade. Preso duas vezes pela repressão, no final da década de sessenta, nunca deixou que matassem ou prendessem seus sonhos. Seguiu em frente, animando as Comunidades Eclesiais de Base. Foi ele que começou os encontros estaduais, sendo o primeiro em setembro de 1979, em São Gabriel.
............Foi Cechin que começou as Romarias da Terra no Rio Grande do Sul e que se espalharam pelo Brasil. Em 7 de fevereiro de 1978 ele, juntamente com o CIMI (Conselho Indigenista Missionário), realizou em Caiboaté, São Gabriel, a Romaria dos Mártires, lembrando os 350 anos do martírio dos Três Mártires das Missões e tantos outros índios vítimas de tanta exploração. Era a Primeira Romaria da Terra que ali começava.
............Ir. Antônio dedicou-se muito pela organização dos catadores e recicladores dos resíduos, organizando este povo em cooperativas e chamando-os de Profetas da Ecologia.
............Seu último sonho, que sonhei junto, foi a canonização de São Sepé Tiarajú. Este sonho nós vamos ter que levar adiante. Não podemos deixar parados. A luta pela sua memória vai continuar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário