quarta-feira, 7 de agosto de 2019

A família, como vai?


        “Cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã, são escolas de liberdade, são centros de humanidade e laboratórios de humanização”. Assim desta forma o papa Francisco se refere às famílias, quando nos apresenta as suas intenções de oração para este mês de agosto.

          O papa nos pede que orientemos nossas intenções de oração para tudo que favoreça as famílias, para que elas se tornem verdadeiros lugares de crescimento humano. “Que mundo queremos deixar para o futuro?”, pergunta-nos o Papa. “Deixemos um mundo com famílias. Cuidemos das famílias, porque são verdadeiras escolas do amanhã”. Para o Santo Padre, as famílias são “o melhor legado possível” que podemos deixar para o mundo e o futuro.

       "Rezemos para que as famílias, graças a uma vida de oração e amor, sejam cada vez mais ‘laboratórios de humanização’.
            Para o papa, as famílias são o primeiro lugar a se praticar o amor, a misericórdia e, é claro, a fé. Ele convida pais e filhos a se unirem em oração, a diminuírem o tempo distraídos com outras coisas para buscar uma aproximação real e vivenciar o amor de Cristo pelos laços familiares.

        A Semana Nacional da Família que ocorre de 11 a 17 de agosto de 2019, tem como tema: ‘A Família, como vai?’. Talvez, ao final da Semana Nacional da Família 2019 não chegaremos a uma resposta adequada dentro do que o próprio Deus pensou sobre essa instituição divina chamada família, mas teremos tentado ao menos nos aproximar do pensamento de Deus. Todos são convidados a participar! “A família é chamada a compartilhar a oração diária, a leitura da Palavra de Deus e a comunhão eucarística, para fazer crescer o amor e tornar-se cada vez mais um templo onde habita o Espírito” (Papa Francisco). E diz mais: “Ninguém pode pensar que o enfraquecimento da família como sociedade natural fundada no matrimônio seja algo que beneficia a sociedade. Antes pelo contrário, prejudica o amadurecimento das pessoas, o cultivo dos valores comunitários e o desenvolvimento ético das cidades e das aldeias”.

           Os esposos cristãos são cooperadores da graça e testemunhas da fé um para com o outro, para com os filhos e demais familiares. Deus convida-os a gerar e a cuidar. Por isso mesmo, a família foi desde sempre o hospital mais próximo Prestemo-nos cuidados, apoiemo-nos e estimulemo-nos mutuamente, e vivamos tudo isto como parte da nossa espiritualidade familiar” (Exortação Apostólica AMORIS LÆTITIA, do Papa Francisco sobre o amor na família, n. 321).

             Reze individualmente e convide sua família para um momento de oração comunitária em sua casa. Crie o cantinho de Deus em sua casa. Não deve faltar: A cruz de Cristo, a Bíblia Sagrada, água benta. E se pode acrescentar vela, foto da família, quadro de Nossa Senhora ou Sagrada Família, santo ou santa de sua devoção e flores. Ao sair de casa e antes de descansar, faça e incentive sua família a ler um texto da Bíblia, tocar a cruz de Cristo, e com a água benta traçar o sinal da cruz sobre si.



Nenhum comentário:

Postar um comentário