quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Vidas Consagradas


      Esta semana queremos lembrar as pessoas de especial consagração. São pessoas que se consagram exclusivamente a Deus tornando-se membros de Institutos, Ordens e Congregações de Vida Consagrada (como religiosos e religiosas), Sociedades de Vida Apostólica e Institutos Seculares.

       Ingressam numa determinada Família Religiosa conforme um carisma específico e aí assumem uma missão específica. Comprometem-se a serem testemunhas de Jesus Cristo, sinal visível do Cristo libertador, numa total disponibilidade, de maneira radical, vivendo sua consagração total nos votos de pobreza, castidade e obediência, numa comunidade fraterna, segundo o carisma do(a) fundador(a).


      Em comunidade vivem a total disponibilidade para Deus e necessidades da Igreja; o amor sem exclusividades; a consagração conforme um carisma específico: educação, saúde, missões, pobres, solidariedade...

       A vocação religiosa é um dom para a Igreja e um sinal para o mundo.

     Religiosos e Religiosas são pessoas que se consagram a Deus para servi-lo e para servir. Característica importante na vida religiosa é o carisma, que é um dom, uma graça, um presente relacionado diretamente com o ser da pessoa. Esse dom, dado pelo Espírito Santo, torna a pessoa capaz para determinada missão. Como testemunhas de desprendimento, procuram viver a total partilha dos bens.

       Agradeçamos a Deus pelo dom e vocação da Vida Religiosa Consagrada, especialmente em Dom Pedrito, pela presença das Irmãs Filhas de Maria Santíssima do Horto, desde 1908 no Colégio Nossa Senhora do Horto, e das Irmãs Filhas do Amor Divino, desde 1934 na Santa Casa de Caridade. Rezemos por elas e por todos os que abraçaram esta vocação. Rezemos pelos jovens que se sentem chamados a assumir a vocação religiosa nas comunidades apostólicas, contemplativas e na vida missionária.


        Recordemos com carinho a presença dos padres e irmãos Oblatos de São Francisco de Sales, que chegaram em Dom Pedrito em 1906 e permaneceram conosco durante o século vinte, vindos da França, da Alemanha, da Holanda, da Itália e dos Estados Unidos.   Lembremos igualmente com gratidão a atuação dos Freis Capuchinhos durante vinte e três anos em nossa Paróquia, com sua missão e disposição, vivendo e testemunhando os conselhos evangélicos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário