segunda-feira, 22 de agosto de 2022

 Livro de Josué é tema do mês da Bíblia

           Todos os anos, por ocasião do Mês da Bíblia, a Comissão para a Animação Bíblico-Catequética propõe um texto de estudo para oportunizar “a mais ampla educação bíblica possível”. Em 2022, o livro escolhido é o de Josué e o lema bíblico inspirador é “O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9). 

         O "Mês da Bíblia" é uma atividade da Igreja do Brasil, iniciada em 1971, e pretende ser um tempo privilegiado para aprofundar o estudo de um livro ou uma temática bíblica. O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da "Independência do Brasil" (1822). Desse modo, esperamos também refletir sobre a importância da terra na nossa história, alimentar a esperança e perceber em toda a trajetória do povo brasileiro a presença benevolente de Deus.

        O Livro de Josué, no Antigo Testamento (AT), dá início aos livros denominados históricos, sendo o primeiro na sequência dos escritos bíblicos após os livros que compõem o Pentateuco. O tema central do Livro de Josué é a entrada do povo de Deus na Terra Prometida, após a longa travessia pelo deserto, em busca da libertação da escravidão do Egito (Ex-Dt) e do cumprimento das promessas feita aos patriarcas e matriarcas (Gn 12-50).

         O compromisso do mês da Bíblia é o estudo do Livro de Josué. Motive as lideranças e os participantes das Comunidades para maior aproximação da Palavra através do conhecimento do Livro de Josué. Divulgue e da participe nos espaços de formação orferecidos pelas Paróquias e Diocese.

 

Vocação acertada, vida realizada

               O Mês Vocacional, celebrado em agosto, quer ajudar toda a Igreja a testemunhar o centro da fé cristã. “Jesus está ressuscitado, venceu a morte e Ele nos chama para ser sua testemunha no meio deste mundo”.

  “Que este Mês Vocacional possa aquecer o coração de cada pessoa, de cada cristão para esse despertar vocacional de toda a Igreja. A Igreja vive a vocação sempre como graça e missão porque Jesus está vivo e nós somos testemunhas”, afirma a Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Em 2022, o tema escolhido para celebrar o Mês Vocacional é “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e o lema é “Eu vi o Senhor!” (Jo 20,18).

   Vocação vista como resposta ao chamado de Deus a cada batizado e a toda batizada. Todos têm vocação. Ninguém fica sem receber um ou vários chamados, para realizar a sua vocação. Muitos não dão a sua resposta.

   E vocação na Igreja não é só para ser padre e ou religioso ou religiosa. Vocação é assumir a sua missão como cristão, dentro e fora do âmbito eclesial, sendo sal da terra e luz no mundo. Está aí um grande desafio dos cristãos serem protagonistas de uma identidade cristã dentro das relações do mundo de hoje: na família, no trabalho, na política e na economia, nas ciências e nas artes, na educação, na cultura e nos meios de comunicação social.

 Os cristãos - todos os cristãos - são chamados a ser testemunhas de fé, santidade e ação transformadora. No dia em que os cristãos - todos os cristãos - assumirem a sua vocação, o seu ser fermento, sal e luz no mundo não haveria mais corrupção, nem fome e miséria, nem violência e intolerância.