Um Olhar de Fé:
............“Não é bom que o homem esteja só”, nos diz o livro do Gênesis. Muitas vezes usamos esta frase somente para a relação conjugal. Na verdade, ela vale para todas as relações, pois somos seres de relação, feitos para vivermos em comunhão e não em solidão, à imagem e semelhança de Deus.
............O povo de Deus foi se organizando como comunidade ao longo da história da salvação. Quando se unia e organizava, tudo andava bem. Quando se dividia e desunia, tudo ia mal.
............No início do cristianismo, os primeiros cristãos seguiram o conselho de Jesus para viverem o “amai-vos uns aos outros como eu vos amei” e viviam em comunidade, retratadas no livro dos Atos dos Apóstolos.
Quatro ensinamentos e lições podemos tirar para nossa caminhada:
1. Comunidade Organizada: “se a gente não se une Deus não salva”! É na comunidade que aprendemos a democracia, a doação, a partilha, a solidariedade, a colocar em comum nossos talentos e carisma
2. Comunidade Servidora: “ninguém se salva sozinho, Deus salva em comunidade”. A Campanha da Fraternidade 2015 lembra que Jesus veio para servir, e não para ser servido, e que o poder é serviço. Aqui é bom lembrar a frase que motiva os escoteiros: “Quem não vive para servir, não serve para viver”.
3. Comunidade Orante: “quem não reza vira bicho”, aprendi com um amigo meu. Sermos orantes é a grande característica do ser humano, que nos diferencia dos outros animais. Precisamos de uma espiritualidade e de uma mística profunda, para assumirmos bem nossa missão e vocação.
4. Comunidade Missionária: “somos todos batizados, somos todos missionários”! Ou a Igreja é missionária ou não é Igreja. Papa Francisco lembra que devemos ser uma Igreja em saída, Igreja do ir, abrir as portas não só para as pessoas entrarem, mas para que as pessoas que estão dentro se desacomodem e saiam ao encontro dos outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário