terça-feira, 15 de março de 2016

Indicativos de ações pela Casa Comum

Um Olhar de Fé:

............A primeira grande ação é a da mudança profunda do relacionamento pessoal e social com os recursos naturais, todos assumindo suas responsabilidades específicas. O cidadão dando conta das ações de sua competência, desde não jogar lixo na rua, manter limpo o espaço em que vive. O poder público realizando as obras de infraestrutura, implementar o Plano Municipal de Saneamento Básico, garantir a limpeza do espaço público e fazer a coleta de lixo seletiva (Texto Base 167-168).
............As ações devem começar pelo conhecimento da realidade, cada um tomando consciência de como utiliza a água, de como está o esgoto de sua residência, como procede com os alimentos e o lixo que produz; examinando como estão os serviços básicos no seu bairro, na sua cidade.... Educar-se para a sustentabilidade e zelar por ela. Quanto menos lixo se produzir e quanto mais se praticar o reuso de bens e se utilizar água da chuva e outras medidas similares, melhor para o meio ambiente (TB 174, 186-193).
............As ações se ampliam pela participação na execução das medidas públicas necessárias, em busca da universalização dos serviços públicos de saneamento básico com qualidade, como questão de justiça social, com critérios objetivos e sem favorecimentos (TB 170 e 178).
............A reivindicação pela universalização do saneamento básico precisa ser acompanhada de verificação constante de como são aplicadas as verbas governamentais para tal. Como em outros setores, há sempre o risco de serem desviadas.
............Neste cuidado com a Casa Comum, os meios de comunicação social tem papel fundamental e intransferível, mobilizando a população para a educação e práticas de preservação do ambiente.
............Em suas propostas de ação, o TB sugere, para a quaresma, esforço especial de evitar o consumismo e o desperdício de alimentos, um dia de jejum, doando aos pobres os alimentos não consumidos. E conclui exortando: “orando e celebrando, entreguemos a Deus o serviço que queremos prestar, para que Ele sempre nos inspire a caminhar a seu lado na preservação do bonito e saudável ambiente que nos ofereceu na criação” (TB 195-196).

Nenhum comentário:

Postar um comentário