quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Somos comunhão, não solidão

Um Olhar de fé:


............O primeiro livro da Bíblia Sagrada, o Gênesis, traz nos seus dois primeiros capítulos um relato belíssimo, sobre a Criação do Universo e do ser humano. É uma linguagem poética, das mais refinadas. No segundo relato da Criação – sim, é bom recordar que são dois os relatos sobre a Criação -, Deus cria primeiro o homem.
............E o Senhor disse: “Não é bom que o homem esteja só. Vou fazer-lhe uma auxiliar que lhe corresponda.” (Gn 2,18) Com isso vemos que desde o início fomos criados para vivemos em comunhão, e não em solidão. E aqui não só e em primeiro lugar a parte carnal. É em todos os sentidos. O ser humano é um ser social, é um ser com-os-outros.
............Sabemos que ninguém pode viver sozinho. O ser humano precisa do relacionamento para viver e crescer. Precisamos encontrar uma comunidade que nos ajude a nos realizar e tornar-nos adultos responsáveis.
............A primeira comunidade é a família, que começa com o encontro do homem e da mulher, acrescida dos filhos. Por isso se diz que a família é a célula-mãe da sociedade. Ela deve ser o espaço de paz, harmonia, educação... Escola de comunhão, de partilha, de aprendizado. Depois vem a escola, o trabalho, o casamento...
............A Igreja é uma Comunidade – a Igreja não, em primeiro lugar, uma organização bem estruturada, com leis e regulamentos. Ela é, antes de tudo, uma comunidade. O seguimento de Jesus não é somente uma opção pessoal. O cristão só se realiza no relacionamento com os outros. Recebe dos outros apoio e força. Por isso, o verdadeiro seguimento de Jesus realiza-se na comunidade fraterna.
............Jesus formou comunidade. Conviveu três anos com a comunidade dos Doze Apóstolos. E aqueles que ficaram conhecendo Jesus Cristo e se converteram, começaram a formar comunidades. Deste modo, encontraram estímulo e apoio para seguir os passos de Jesus, para tornar-se verdadeiros discípulos. Dentro da comunidade encontraram Cristo Ressuscitado.
............Como viviam as primeiras comunidades cristãs – o livro dos Atos dos Apóstolos conta como viviam tais comunidades, com as seguintes características:
  1. A comunidade era fiel ao ensinamento dos apóstolos.
  2. Todos viviam unidos e tinham tudo em comum.
  3. Rezavam juntos e celebravam a Eucaristia (Fração do Pão).
Vivendo assim, davam testemunho e atraíam muitos para o seu convívio.              
Modelo para nossas comunidades – inspiradas na Sagrada Escritura e nas primeiras comunidades cristãs, temos o modelo para nossas comunidades hoje:
  1. Ser uma comunidade de fé, onde se encontra Jesus Cristo e se aprofunda as Escrituras.
  2. Ser uma comunidade de amor, de verdadeira solidariedade.
  3. Ser uma comunidade orante, onde se celebra a Eucaristia e se reza junto.
............Uma comunidade que testemunha a alegria de ser cristão é um verdadeiro sinal do Reino de Deus. E coloca em prática o desejo de Deus: somos comunhão, e não solidão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário