quarta-feira, 12 de abril de 2017

Porque a Páscoa não tem dia fixo

Um Olhar de Fé:

            O calendário dos povos antigos era diferente de hoje. A natureza era que ditava as regras, normatizadas pelas fases da lua e pelas estações do ano.
            A vida era mais rural e pastoril do que urbana e industrializada. Assim, as festas seguiam este ritmo.
            O povo hebreu, que é o Povo de Deus, escravo no Egito, é libertado por Moisés e faz a passagem pelo Mar Vermelho numa noite de lua cheia, pois assim poderiam melhor caminhar. Por isso, a Páscoa judaica, como conhecida como Pessach, é celebrada sempre num dia de lua cheia. Ela comemora a libertação do Egito e renova a aliança com Deus. É um dia memorável para os judeus, como nos relatam as Sagradas Escrituras: “Conservareis a memória daquela dia, celebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição perpétua. No primeiro mês, desde a tarde do 14º. dia do mês até a tarde do 21º., comereis pães sem fermento” (Êxodo 12,14-18). Assim, a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 de Nissan, portanto, tem uma data fixa no calendário judaico.
            A Páscoa cristã celebra a Ressurreição de Jesus e significa passagem da morte para a vida de Nosso Senhor Jesus Cristo.
            Na tradição cristã não temos uma data (dia) fixa, mas dependemos de cálculos baseados nos estudos astronômicos, relacionados às fases da Lua. A datação da celebração da Páscoa cristã segue o decreto do Papa Gregório XIII, Inter Gravissimas, de 24/02/1582, em concordância com o Concílio de Niceia de 325 d.C. Esse decreto determinou que a Páscoa fosse celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia, que ocorre em ou logo após 21 de março, data fixada para o equinócio de primavera no hemisfério norte (outono no hemisfério sul). Isso equivale a uma antiga regra que considerava a celebração da Páscoa no primeiro domingo após o dia 14 de Nissan.
            Seguindo essas regras, a Páscoa nunca acontece antes de 22 de março nem depois de 25 de abril. É a partir da definição da data da Páscoa que são definidas as demais celebrações religiosas do calendário chamado gregoriano. Desse modo, a Quarta-feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

            Neste ano de 2017 a Páscoa judaica foi celebrada no dia 11 de abril (dia que começa Lua cheia). As demais datas são determinadas a partir da Páscoa. Pentecostes = cinquenta dias depois; Santíssima Trindade =cinquenta e seis dias depois; Corpus Christi = sessenta dias depois da Páscoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário