Um Olhar de Fé:
............A devoção à Nossa Senhora de Fátima está completando cem anos. Foi no dia treze de maio, na Cova de Iria, em Fátima, Portugal, que uma Senhora cheia de luz apareceu a três crianças que cuidavam das ovelhas: Lúcia, de dez anos, e os seus primos, Francisco, de nove anos, e Jacinta de sete, que eram irmãos.
............Basicamente a mensagem que a Senhora transmitiu e pediu aos três pastorezinhos foi muito simples: rezar todos os dias. E rezar pela paz no mundo (estava ocorrendo a Primeira Grande Guerra Mundial, que só foi terminar um ano depois) e pela conversão dos pecadores. E a oração mais simples, que todas as pessoas podem fazer, é o rosário, que também era chamado de terço.
............Olhando hoje, percebemos que o pedido feito em Fátima continua muito atual. Continuamos num mundo marcado por tantas pequenas guerras, fragmentadas e distribuídas em todo o mundo, que provocam tantas violências e tantas destruições, ódios, vinganças e intolerâncias.
............Vivemos numa época onde tantos vivem sem religião e sem uma espiritualidade ou usam a religião para roubar, matar e destruir. Outros têm religião só de aparência ou de conveniência, mas ainda não passaram por uma verdadeira experiência do Cristo crucificado-ressuscitado. Em todos nós, o processo da conversão sempre se faz necessário, pois somos eternos aprendizes. Somos caminheiros e jamais podemos dizer que estamos prontos ou não precisamos mais da graça divina.
............Olhando estes cem anos de Fátima, podemos até questionar alguns excessos, Algumas neuroses em torno do “terceiro segredo”, algumas pieguices exageradas, mas com certeza podemos afirmar que Fátima é uma grande bênção para a Igreja e para a humanidade. Quantas bênçãos alcançadas e quantas bênçãos derramadas. Quantas curas e quantas conversões e reconciliações. Quantas famílias ficaram firmes ou voltaram à fé.
A treze de maio na cova da Iria
No céu aparece a Virgem Maria
Ave, ave, ave Maria
Ave, ave, ave Maria
Há três pastorinhos cercada de luz
Visita a Maria, mãe de Jesus
A mãe vem pedir constante oração
Pois só de Jesus nos vem a salvação
Da agreste azinheira a Virgem falou
E aos três a senhora tranquilos deixou
Então da Senhora o nome indagaram
Do céu a mãe terna bem claro escutaram
Se o mundo quiserdes da guerra livrar
Fazei penitência de tanto pecar
A Virgem lhes manda o terço rezar
A fim de alcançarem da guerra o findar
Com estes cuidados a mãe amorosa
Do céu vem os filhos salvar carinhosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário