quinta-feira, 8 de novembro de 2018

O terço dos homens


                O Terço é presente de Tua ternura
                As mãos que o levam são nossas são duras
               O homem rezando se torna menino                           
               Que pode mudar do mundo o destino

            É através da oração que o ser humano adquire a capacidade de se aproximar e adentrar a intimidade de Deus. Para quem pensa que a oração do Terço é uma prática comum apenas entre as mulheres, engana-se. Tempos atrás era a oração que unia a família, ao final de um dia de trabalho. Hoje, em muitas partes do Brasil e do mundo, grupos cada vez mais numerosos de homens se reúnem  para rezar, semanalmente, a oração do terço.

             É a experiência bonita e piedosa de homens que começam a se reunir para rezar o Terço, mostrando assim os efeitos positivos dessa oração, que propicia uma relação amistosa e íntima com Jesus Cristo.
            O terço é uma oração eminentemente do evangelho. Primeiro: a contemplação dos mistérios que estão no sacrifício de Jesus, na doação dele, que deu a sua vida pela nossa salvação. O terço traz esses mistérios centrais da nossa redenção. Então, o terço é Evangelho. Depois, a Ave-Maria. Toda a primeira parte da ave-maria é a oração do Evangelho de Lucas, que está na saudação do Anjo e na visita de Nossa Senhora a Isabel. A segunda parte da Ave-Maria foi acrescentada pela igreja lembrando a nossa realidade temporal de povo de Deus peregrino. Então, o terço, além de ser uma forma popular de a gente entrar nesta intimidade com Deus, também nos ensina a própria verdade do Evangelho de Jesus. Além de a gente experimentar uma grande paz quando se reza o terço.
            O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção. A oração do terço, além de nos conduzir para a oração, leva-nos a meditar sobre os principais mistérios da redenção que Cristo nos oferece.
                Terço dos homens, uma prática que representa um bem para si mesmo, para sua família.

            Nas Ave Marias que aqui repetimos
            Falamos do amor que por Ti sentimos  
          Com o Terço na mão em santas vigílias                    
          Rezamos unidos às nossas famílias


            
           


Nenhum comentário:

Postar um comentário