terça-feira, 31 de maio de 2016

Lareira de Deus

Um Olhar de Fé:

............Nestes dias de frio costumam-se acender as lareiras ou os fogos de chão em nossas casas e galpões. As lareiras são aconchegantes e muito acolhedoras. Em torno delas nos sentimos mais família, mais comunidade.
............Assim também é a comunidade-Igreja e a comunidade-família. Ninguém faz fogo com uma acha de lenha somente. Precisamos ao menos duas. Três melhor ainda.
............Foi pensando nisso que me lembrei de uma parábola que recebi numa das mensagens pelas redes sociais.
............Conta-se que havia um membro da comunidade, um praticante que se destacava por sua disciplina, engajamento e participação. Essas qualidades somadas à paixão sincera por fazer parte daquela família o fizeram, ao longo dos anos, muito admirado e respeitado.           
............Certo dia, por motivo desconhecido pelos demais, este homem não apareceu mais. A sua ausência foi sentida pela comunidade, que senta sua falta. Então ela decidiu que alguém deveria fazer-lhe uma visita, para ver o que tinha acontecido.
............Era uma noite fria quando o amigo chegou à residência do afastado, que envergonhado preparou-se para uma repreensão. Acomodaram-se em frente à lareira, onde ardia um fogo brilhante e acolhedor. Em silêncio, sentaram-se e admiraram a beleza das chamas dançantes, enquanto desfrutavam da antiga e confortável companhia. 
............Sem emitir nenhuma palavra, o amigo retirou do centro da lareira a mais ardente das brasas e a colocou ao lado. Em alguns instantes, ela perdeu a intensidade de seu brilho, seu calor e esplendor. Os dois amigos contemplaram por alguns momentos aquele pedaço preto de madeira, já frio e morto, isolado dos demais. Ao se preparar para sair, o amigo reaproximou a lenha quase apagada das outras brasas que, juntas, sem se abalar com a remoção daquela pequena parte do todo, continuavam formando uma vistosa fogueira. Antes isolada e fria, em instantes, a brasa recuperou o ardor de outrora. Assim que o Mestre saiu sem se despedir, o bom discípulo captou a mensagem.
............Assim acontece com quem se afasta da comunidade ou da família. Por isso podemos dizer que a verdadeira Comunidade é a Lareira de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário